Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3081
Título: O tema variação linguística no referencial curricular do estado de Rondônia: análise de conteúdo
Autor(es): Cardoso, Hugo do Vale Paiva
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Ensino
Variação linguística
Rondônia
Data do documento: 2020
Citação: CARDOSO, H. do V. P. O tema variação linguística no referencial curricular do estado de Rondônia: análise de conteúdo. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2020.
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi analisar como a questão da variação linguística é abordada no Referencial Curricular do Estado de Rondônia. O tratamento da análise dos dados foi fundamentado em Laurence Bardin (2011), trabalhando-se com a análise categorial temática. Especificamente, neste trabalho, foi realizada uma análise da proposta que trata estritamente da área Linguagens, com ênfase no tópico de Língua Portuguesa do documento, sendo este, portanto, o corpus da pesquisa. Procurou-se verificar as concepções de linguagem e de língua apresentadas no Referencial Curricular do Estado de Rondônia, bem como identificar o entendimento do conceito de variação linguística a partir das concepções de linguagem e língua adotadas pelo documento. Para uma compreensão mais contextualizada dos aspectos necessários ao entendimento dessas análises, foram exploradas as teorias de Mikhail Bakhtin (1997) sobre a concepção de língua e linguagem. Para apoiar a análise, buscamos referencial teórico a partir dos estudos dos autores William Labov (2011); Stella Maris Bortoni-Ricardo (2005; 2011; 2018); Rodolfo Ilari e Renato Basso (2009); Marcos Bagno (2007; 2008; 2009); Sírio Possenti (1996); Carlos Alberto Faraco (2009); Magda Soares (2002); Irandé Antunes (2007); Luiz Carlos Travaglia (2009); Patrícia Goulart Tondineli (2015), entre outros. Os nossos resultados apontam para o fato de o tema da variação linguística ocupar pouco, e, às vezes, equivocado, espaço no Referencial Curricular do Estado de Rondônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Profª. Drª. Marília Lima Pimentel Cotinguiba.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3081
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_HUGO_20_12_2020_FINAL.pdfArquivo principal1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.