Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trindade, Izoni de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T23:21:56Z | - |
dc.date.available | 2021-02-05T23:21:56Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | TRINDADE, I. S. Políticas de formação continuada em Humaitá - AM: O PNAIC numa visão político-pedagógica. 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3082 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador(a): Profa. Dra. Marilsa Miranda de Souza. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo central desta pesquisa é analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sua formulação, concepções e resultados, considerando a intensificação e precarização do trabalho docente, as concepções e práticas pedagógicas e as relações de poder no âmbito da formação dos/as professores/as do município de Humaitá-AM no contexto das reformas educacionais orientadas pelos organismos internacionais. O PNAIC centrou-se na formação de professores alfabetizadores das crianças de primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético. Esse método permite a interpretação da realidade social e econômica através da forma organizativa dos homens em sociedade, pelo conhecimento da história e sua relação com o passado, presente e futuro. A utilização desse método proporciona a compreensão do interesse da reforma educacional organizada pela burguesia e as propostas educacionais do proletariado, possibilitando entender as contradições presentes na realidade. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas semiestruturadas realizadas em três escolas municipais de Humaitá-AM. Esses instrumentos contribuíram para nossa compreensão do fenômeno em sua essência, aplicando as categorias básicas do método. Os sujeitos da pesquisa foram professores/professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e por atuarem diretamente com os alunos do primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental em fase de alfabetização e a coordenadora local, por ter participado diretamente de todas as etapas da formação do PNAIC. O PNAIC manteve suas limitações por não levar em consideração uma epistemologia capaz de contribuir com a qualidade do trabalho docente. O que pudemos concluir, de acordo com a análise empreendida sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município de Humaitá, é que a implementação deste programa esteve articulada a uma concepção teórica hegemônica orientada pelo modelo econômico neoliberal e às pedagogias liberais pós-modernas, que, em lugar de possibilitar a apropriação de conhecimento, ocasionou apenas o treinamento dos professores para uma prática pedagógica alienada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2021-02-05T20:03:38Z No. of bitstreams: 1 Dissertao_Izoni_de_Souza_Trindade_VERSAO_FINAL.pdf: 8522566 bytes, checksum: 4666cd8c36645b2c7581509028728b88 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2021-02-05T23:21:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertao_Izoni_de_Souza_Trindade_VERSAO_FINAL.pdf: 8522566 bytes, checksum: 4666cd8c36645b2c7581509028728b88 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-05T23:21:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertao_Izoni_de_Souza_Trindade_VERSAO_FINAL.pdf: 8522566 bytes, checksum: 4666cd8c36645b2c7581509028728b88 (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogias hegemônicas | pt_BR |
dc.title | Políticas de formação continuada em Humaitá - AM: O PNAIC numa visão político-pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertao_Izoni_de_Souza_Trindade_VERSAO_FINAL.pdf | Arquivo Principal | 8,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.