Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3089
Title: Acesso e permanência de mulheres e homens no curso de pedagogia na Universidade Federal de Rondônia
Authors: Costa, Marli da Silva
Keywords: Pedagogia
Ensino Superior
Issue Date: 2020
Citation: COSTA, Marli da Silva. Acesso e permanência de mulheres e homens no curso de pedagogia na Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Prof. PhD Isaura Isabel Conte. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2020.
Abstract: Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema de estudo os desafios que os alunos e alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia/campus de Ji-Paraná enfrentam e superam para concluir a graduação, considerando que uma parte da turma ingressante, ou desistiu, ou não pode seguir a caminhada acadêmica com a turma, levando assim um tempo maior para a conclusão. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo entender quais foram os principais fatores que levaram a alunos e alunas pensar na desistência, e quais as superações que obtiveram ao longo da caminhada. A justificativa desse trabalho se ancora nas diferenças e desigualdades enfrentadas por ser homem e por ser mulher, de uma mesma classe social em um curso de graduação tido como feminino. A pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico utilizando diferentes autores como Almeida (2012); Aranha (2006); Barreto (2014); Beauvoir (1980), INEP (2017) dentre outros e, também houve aplicação de questionários. Os questionários foram direcionados a alunos e alunas do 8º período, do curso de licenciatura em pedagogia, da Universidade Federal de Rondônia campus de Ji-Paraná. Foi utilizado um questionário diferente para mulheres e homens e, outro ainda diferenciado para as mulheres que não acompanharam a turma no ritmo estabelecido, semestre a semestre. Como resultado é possível constatar que uma das grandes dificuldades dos acadêmicos de forma geral, é de ordem financeira, o que faz as mulheres a quase desistência ou leva a conclusão mais tardia. Além da questão financeira outro agravante é que as responsabilidades domésticas são atribuídas a elas, sendo que muitas são mães e donas de casa. No caso dos homens, ainda há preconceito pelo fato da escolha do curso de pedagogia e, isso se acentua quando pensado em ser professor da educação infantil. As análises revelam que devido a trajetória escolar ser diferente e desigual para meninas e meninos ao longo do tempo, há marcas dessas desigualdades que precisam ser superadas, com relação aos espaços de mulheres e de homens. O curso de pedagogia é composto por mulheres que nunca tiveram oportunidade de ter o ensino superior, por isso constata-se que essas acadêmicas se desdobram para dar continuidade ao curso, pois sabem que elas são nesse momento as únicas, ou primeiras da família a ter essa oportunidade, e, sendo assim buscam a todo custo, o término da tão sonhada graduação, mesmo sabendo da desvalorização da profissão. Tanto mulheres quanto homens veem na conclusão do curso a oportunidade de uma melhor condição financeira e maior independência no futuro. A universidade federal é valorizada pelos pesquisados, tida como de maior qualidade devido ao aprofundamento teórico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3089
Appears in Collections:DCHS/JP. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Marli da Silva Costa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,11 MBAdobe PDFView/Open
Ata de fedesa de Tcc Marli assinada.pdfAta de defesa188,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.