Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3093
Título: As crianças e o seus cotidianos na educação infantil na cidade e no campo
Autor(es): Melo, Leila Cristina de Oliveira
Palavras-chave: Crianças
Cotidiano
Educação infantil na cidade
Educação no campo
Data do documento: 2020
Citação: MELO, Leila Cristina de Oliveira. As crianças e o seus cotidianos na educação infantil na cidade e no campo. Orientador: Profa Dra. Isaura Isabel Conte. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2020.
Resumo: A infância é uma fase que difere a criança do adulto, e nela ocorrem diferentes e várias transformações físicas e de desenvolvimento cognitivo. A criança vai compreendendo a si e ao mundo que a cerca. Dessa forma, essa monografia tem o intuito de trazer reflexões sobre as crianças e os seus cotidianos na educação infantil na cidade e no campo. O foco da pesquisa se deu na busca da percepção do que e como as crianças expressam sobre seus cotidianos na pré-escola. O objetivo geral do trabalho buscou compreender como o cotidiano das crianças da educação infantil aparece, trazido pelas crianças, e é considerado (ou não) na pré-escola. A pesquisa foi realizada em duas escolas do município de Ji- Paraná/RO, uma localizada na zona rural, entendida como escola de educação do campo e, a outra na zona urbana. A ideia da pesquisa não foi de comparar as instituições, por ser uma do campo outra da cidade, e sim trazer aproximações possíveis assim como algumas diferenças expressadas pelas crianças. Para atingir o objetivo, foi realizada a pesquisa de abordagem qualitativa, e como técnica de coleta de dados utilizou-se de observações não participantes. Os registros das observações das crianças eram feitos com anotações em caderno de campo, nos espaços pedagógicos das instituições, tanto em sala como em outros lugares que as crianças permaneciam. Os principais referenciais teóricos de estudos foram ARIÉS (1986), Batista, (2008) Caldart (2012) Carvalho (2017) Conte (2014) Côrtes (2019) Cunha (2005) Freire (1996) Gil (2008) Gobbi (2010) Leal (2016) Minayo (2002) Prestes (2012) Rodrigues (2014) Santos (2016) e outros. Os sujeitos de pesquisa foram 42 crianças entre 4 e 5 anos de idade do Pré l e ll da educação infantil, sendo 22 crianças da escola rural e 20 crianças da escola urbana. Considerando os dados levantados foi possível perceber que a educação infantil tanto na cidade quanto no campo são importantes para a socialização das crianças ao interagir umas com as outras e problematização de suas curiosidades. As crianças são muito espontâneas expressando suas vivencias e o que acontece no seu cotidiano, elas refletem o ambiente em qual estão inseridas e isso é importante de ser valorizado, inclusive para facilitar a aprendizagem. Partindo do que a criança já conhece, torna-se mais fácil para ela agregar significado ao novo que surge no processo de aprendizagem e de desenvolvimento, que com orientação das professoras eles potencializam conhecimentos, constroem novas habilidades
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso a apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia –UNIR, Campus de Ji Paraná/RO, ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3093
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leila Cristina de Melo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata defesa de TCC da aluna Leila.pdfAta de Defesa do trabalho193,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.