Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeonardo, Letícia de Lima-
dc.date.accessioned2021-02-22T16:47:17Z-
dc.date.available2021-02-22T16:47:17Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLEONARDO, Letícia de Lima. Berçário, que lugar é esse?: O significado compartilhado pelos pais e profissionais que atuam no berçário municipal de Ji-Paraná/R. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3096-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profa. Dra. Naiara dos Santos Nienow.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo identificar o significado de berçário compartilhado entre os pais e equipe profissional que atua no berçário de JiParaná-RO. Observar o cotidiano de trabalho de um berçário, com a intenção de investigar como os prof essores significam o berçário ideal traçando uma comparação com o berçário atual. Para tanto, foi solicitado que os sujeitos desta pesquisa falassem sobre o berçário ideal e o berçário atual. A fundamentação teórica é pautada em Filho (2016), Vigotski (2007, 2010), Beltrame et.al (2011), Kramer (2005), Freyberger e Kishimoto (2012), Trindade (2007), Winnicott (1982), Bondiolli (2004) e Rodulfo (1990). O trabalho também foi fundamentado nos documentos legais que tratam sobre a temática, a saber: Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1999), Plano Nacional de Educação (2001), os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Base Nacional Comum Curricular (2015). Essa pesquisa é de abordagem Qualitativa e tem como metodologia a pesquisa-ação. Os sujeitos que colaboraram para a realização da pesquisa foram três auxiliares, uma professora, uma supervisora e doze pais. A pesquisa de campo foi realizada numa creche municipal de educação infantil da rede municipal de ensino. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foi a observação e a entrevista semiestruturada. Para participar da pesquisa os gestores, auxiliares, professora e os pais das crianças assinaram o termo de consentimento livre esclarecido. A análise das informações foi realizada segundo a proposta de Núcleos de Significação (AGUIAR & OZELLA, 2006). Como resultado, o estudo identificou dois núcleos de significação. O Núcleo 1. O berçário como espaço de cuidado do bebê; Núcleo 2. O berçário como espaço pedagógico. O primeiro núcleo teve uma forte representação para a equipe escolar, enquanto que o núcleo dois representa uma ideia que é mais mencionada pelos pais dos bebês. Portanto, tais resultados mostram a necessidade de investir em formação pedagógica para os profissionais que atuam no berçário, para que eles possam ressignificar o berçário enquanto lócus de atuação profissional do pedagogo e local privilegiado para a aprendizagem dos bebês.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2021-02-22T16:47:17Z No. of bitstreams: 2 LETICIA_DE_LIMA_LEONARDO_MONOGRAFIA_FINAL.pdf: 340272 bytes, checksum: 8b18e9df40837a40dec0037ea695c14b (MD5) SEI_UNIR - 0552618 - Ata de Reunião.pdf: 192821 bytes, checksum: c7ce0fd5cad8972ceea0ad8cf0d48b69 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-22T16:47:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LETICIA_DE_LIMA_LEONARDO_MONOGRAFIA_FINAL.pdf: 340272 bytes, checksum: 8b18e9df40837a40dec0037ea695c14b (MD5) SEI_UNIR - 0552618 - Ata de Reunião.pdf: 192821 bytes, checksum: c7ce0fd5cad8972ceea0ad8cf0d48b69 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectEspaço de aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleBerçário, que lugar é esse?: O significado compartilhado pelos pais e profissionais que atuam no berçário municipal de Ji-Paraná/ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETICIA_DE_LIMA_LEONARDO_MONOGRAFIA_FINAL.pdfLetícia de Lima Leonardo332,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_UNIR - 0552618 - Ata de Reunião.pdfAta de Defesa do trabalho188,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.