Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3098
Título: A expressão gráfica das crianças da educação infantil: estudo em uma escola pública no Município de Ouro Preto do Oeste/RO
Autor(es): Souza, Patrícia Rodrigues
Palavras-chave: Desenho infantil
Sentimentos da criança
Desenvolvimento Infantil
Data do documento: 2020
Citação: SOUZA, Patrícia Rodrigues.. A expressão gráfica das crianças da educação infantil: estudo em uma escola pública no Município de Ouro Preto do Oeste/RO. Orientador(a): Prof.ª Dr. Alberto Dias Valadão. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2020.
Resumo: Tendo em vista que o desenho infantil é um grande aliado da expressão da criança, é de suma importância valorizá-lo, pois por meio do desenho é possível constatar sentimentos e desejos dos pequenos e assim ajudar em seu desenvolvimento. Este trabalho tem como objetivo compreender o que o desenho representa para as crianças, bem como identificar e analisar se há valorização da expressão gráfica das crianças por parte dos professores. Para tanto, a partir de autores como Meredieu (2006), Iavelberg (2013) e Barbosa (2015), discute a importância do desenho infantil e sua contribuição para o desenvolvimento e aprendizado da criança. Ademais, faz reflexões para evidenciar a necessidade dos desenhos para as crianças e sua relação com a aprendizagem. O estudo foi realizado com crianças de 4 a 5 anos de idade e com professores da Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Leãozinho, utilizando como instrumentos para coleta de dados a elaboração de desenhos por parte das crianças e o questionário com os professores. As constatações da pesquisa permitiram uma reflexão sobre o valor da expressão gráfica da criança, e do quanto essa prática é significativa para a Educação Infantil, a partir da conduta do professor em relação aos desenhos elaborados pelas crianças. O estudo mostrou ainda, que o professor motivado nessa área entenderá mais sobre o que as crianças dizem em seus desenhos, sua personalidade, seu universo, contribuindo assim, para que a aprendizagem seja mais significativa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3098
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. Patrícia Rodrigues de Souza 24-12-2020 (2).pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.