Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Patrícia Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-02-23T22:14:41Z-
dc.date.available2021-02-23T22:14:41Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUZA, Patrícia Rodrigues.. A expressão gráfica das crianças da educação infantil: estudo em uma escola pública no Município de Ouro Preto do Oeste/RO. Orientador(a): Prof.ª Dr. Alberto Dias Valadão. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3098-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.description.abstractTendo em vista que o desenho infantil é um grande aliado da expressão da criança, é de suma importância valorizá-lo, pois por meio do desenho é possível constatar sentimentos e desejos dos pequenos e assim ajudar em seu desenvolvimento. Este trabalho tem como objetivo compreender o que o desenho representa para as crianças, bem como identificar e analisar se há valorização da expressão gráfica das crianças por parte dos professores. Para tanto, a partir de autores como Meredieu (2006), Iavelberg (2013) e Barbosa (2015), discute a importância do desenho infantil e sua contribuição para o desenvolvimento e aprendizado da criança. Ademais, faz reflexões para evidenciar a necessidade dos desenhos para as crianças e sua relação com a aprendizagem. O estudo foi realizado com crianças de 4 a 5 anos de idade e com professores da Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Leãozinho, utilizando como instrumentos para coleta de dados a elaboração de desenhos por parte das crianças e o questionário com os professores. As constatações da pesquisa permitiram uma reflexão sobre o valor da expressão gráfica da criança, e do quanto essa prática é significativa para a Educação Infantil, a partir da conduta do professor em relação aos desenhos elaborados pelas crianças. O estudo mostrou ainda, que o professor motivado nessa área entenderá mais sobre o que as crianças dizem em seus desenhos, sua personalidade, seu universo, contribuindo assim, para que a aprendizagem seja mais significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2021-02-23T22:14:41Z No. of bitstreams: 1 TCC. Patrícia Rodrigues de Souza 24-12-2020 (2).pdf: 1668765 bytes, checksum: 638b6b12f8a9b634471a5d1fa4b41260 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-23T22:14:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC. Patrícia Rodrigues de Souza 24-12-2020 (2).pdf: 1668765 bytes, checksum: 638b6b12f8a9b634471a5d1fa4b41260 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectSentimentos da criançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.titleA expressão gráfica das crianças da educação infantil: estudo em uma escola pública no Município de Ouro Preto do Oeste/ROpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. Patrícia Rodrigues de Souza 24-12-2020 (2).pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.