Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3099
Título: Alimentação Escolar: Hábitos saudáveis na educação infantil
Autor(es): Gonçalves, Apolonia Pereira
Palavras-chave: Educação infantil
Hábitos alimentares
Alimentação escolar
Data do documento: 2020
Citação: GONÇALVES, Apolonia Pereira. Alimentação Escolar: Hábitos saudáveis na educação infantil. Orientador(a): Prof. PhD Isaura Isabel Conte. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2020.
Resumo: A alimentação é essencial para o desenvolvimento de todo ser humano e, da criança para que cresça com saúde não havendo dúvidas de que precisa ser adequada com relação à quantidade e qualidade, além do respeito às diversidades culturais/regionais. Assim, a temática deste trabalho versa sobre a alimentação escolar das crianças, tendo como locus de pesquisa o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mario David Andreazza, localizada no município de Ji-Paraná – RO tendo como objetivo compreender os hábitos alimentares das crianças da Educação Infantil e como as mesmas influenciam umas às outras. O que justifica este trabalho é compreender as mudanças no comportamento alimentar da criança ao ingressar na vida escolar, pois se partiu desta inquietação. A pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo utilizado levantamento bibliográfico para embasamento teórico, observações da turma de 20 crianças em atividades em sala, e, principalmente durante as refeições na creche e, além disso, um questionário semiestruturado focalizando a professora da turma, a duas merendeiras e a diretora. Utilizou-se como referenciais teóricos os estudos de Santos (2018); Moura (1993); Chaves (2006); Santos; Silva, Soares (2018); Maranhão (2010); Conte (2016); Almeida (2015) dentre outros. Constata-se que o período da infância é a fase mais importante na formação de hábitos alimentares, sendo estes influenciados pelo meio em que a criança está inserida e, um desses meios, tem sido a escola. A família é a principal responsável para incentivar os filhos a consumirem alimentos saudáveis, sendo que a escola contribui na aquisição desses hábitos. Não cabe a escola ou instituição de educação infantil impor hábitos considerados saudáveis, pois elas não podem obrigar as crianças a comerem algo, quando rejeitam. A função da instituição de educação é fazer o trabalho educativo, oferecendo alimentos variados e saudáveis (a depender do que o município adquire, quando se tratar de esfera pública), e colocando as razões, as motivações de hábitos saudáveis na vida das pessoas, mas, não cabe somente a ela delegar esta tarefa. Percebe-se com evidência a influência das mídias por meio de propagandas intervindo nos alimentos e gostos das crianças, e essas crianças na escola,influenciam fortemente umas às outras. As políticas públicas das últimas décadas contribuíram para a alimentação saudável na educação pública no Brasil, garantindo maior qualidade dos alimentos oferecidos, inclusive devido a compra direta de agricultores/as, via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Neste momento as políticas que viabilizavam compra de pequenos agricultores sofreram retrocesso devido a não aposta neste importante setor, o que se constitui em enorme desafio, pois a educação pública também tem sofrido retaliações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais - DCHS, como requisito avaliativo de conclusão de curso para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3099
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Apolônia Gonçalves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_UNIR - 0552456 - Ata de TCC assinada.pdfAta de defesa do TCC195,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.