Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3100
Título: Gêneros textuais e as diretrizes para o ensino de língua espanhola: uma análise comparativa entre as recomendações dos documentos oficiais e as provas do enem
Autor(es): Kalki, Geciléia Maia Soares
Palavras-chave: Gêneros textuais
Leitura
Língua espanhola
ENEM
PCNEM
Data do documento: 2020
Citação: KALKI, G. M. S. Gêneros textuais e as diretrizes para o ensino de língua espanhola: uma análise comparativa entre as recomendações dos documentos oficiais e as provas do enem. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2020.
Resumo: Esta dissertação se insere na área de Estudos da Linguagem e tem como finalidade investigar se as recomendações para o ensino de Língua Estrangeira Moderna Espanhol (LEM- Espanhol) são adotadas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para atingir esse objetivo, foram analisados os documentos norteadores do Ensino Médio no Brasil - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 2000), Parâmetros Curriculares Nacionais Mais para o Ensino Médio (PCN+, 2002) e as Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM, 2006) - com o intuito de verificar se as orientações recomendadas se materializam, de fato, nas provas do ENEM. Com relação às questões de LEM-Espanhol do ENEM, realizou-se o levantamento quantitativo dos gêneros textuais nas provas de 2010 a 2019 e, posteriormente, foram analisados os gêneros textuais mais recorrentes, buscando-se averiguar de que forma se apresentam nas questões, se através deles são cobradas a leitura e a compreensão textual, como consta dos documentos norteadores, ou se são apenas um caminho para se exigir o emprego de regras gramaticais. Buscou-se averiguar, ainda, qual a concepção de língua presente nas questões, considerando-se os conhecimentos acionados pela leitura dos gêneros textuais presentes nas provas, refletindo como o desenvolvimento desses conhecimentos podem contribuir no desempenho dos candidatos. A pesquisa é de abordagem qualitativa, envolvendo as análises documental e interpretativa. Os fundamentos teóricos se baseiam em autores que discorrem sobre leitura, compreensão e gêneros textuais, tais como: Antunes (2009), Kato (1985), Kleiman (1993, 1997), Koch (1998, 2004, 2014, 2015) e Marcuschi (2008, 2012). Constatou-se que os documentos norteadores sugerem que a leitura, a compreensão e os gêneros textuais sejam ensinados de modo contextualizado, embora nem sempre isso apareça de forma clara e objetiva, bem como não fica clara a forma de operacionalização desses conteúdos. Apesar da falta de sistematização e de orientações concretas, as provas do ENEM refletem os aspectos dos documentos norteadores no que se refere à leitura, à compreensão e aos gêneros textuais. Contudo, esses documentos norteadores precisam ser reelaborados, no sentido de deixar mais objetivas e claras as diretrizes para o ensino da LEM-Espanhol através dos gêneros textuais, o que propiciaria o ensino de qualidade tão almejado, principalmente na rede pública. Espera-se que os resultados e a reflexão feita a partir deste trabalho possam oferecer uma compreensão mais aprofundada sobre o ensino da leitura, compreensão e dos gêneros textuais em LEM-Espanhol. Além disso, este trabalho pode oferecer subsídios teóricos para se repensar o ensino da Língua Espanhola em âmbito nacional.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Profª. Drª. Lusinilda Carla Pinto Martins.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3100
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_0607064_Dissertacao_Leia_Maia_com_ficha_catalografica.pdfArquivo Principal1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.