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dc.contributor.authorSilva, Karla Andrea Cândido da-
dc.date.accessioned2021-02-26T07:29:50Z-
dc.date.available2021-02-26T07:29:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, K. A. C. da. O ensino da língua portuguesa para imigrantes haitianos na cidade de Porto Velho – RO. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3103-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador(a): Profª. Drª. Nair Ferreira Gurgel do Amaral. Coorientadora: Profa. Dra. Marília Lima Pimentel Cotinguiba.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa as práticas pedagógicas do ensino do português para os haitianos no Programa de extensão Migração internacional na Amazônia brasileira: linguagem e inserção social de imigrantes em Porto Velho/RO. A pesquisa utilizou recortes teóricos do conceito de língua adicional, segunda língua ou língua de acolhimento, fundamentados em Almeida Filho (1992 e 2012), em Bagno (2003), Ançã (2008) e Grosso (2010). Língua como interação social, acolhimento e estudos da migração, baseados em Pellegrino (2003), Bonnici (2009), Louidor (2013), dentre outros autores que exploram a ideia de migração, identidade, cultura e acolhimento do imigrante em suas produções científicas. Para explorar as metodologias usadas nas aulas de português do projeto de extensão, fizemos revisão bibliográfica e usamos questionários e entrevistas em busca de coletar dados e mensurar as percepções de professores e alunos quanto ao processo de ensino e aprendizagem do português. A pesquisa é do tipo qualitativa, identificando as situações, eventos e organização das metodologias utilizadas nas aulas de português para imigrantes haitianos, buscando produzir dados descritivos específicos a uma investigação científica. Para isso, usamos o estudo de caso buscando investigar como o fenômeno da migração e da apropriação do português pelos imigrantes haitianos têm impactado a cultura, a língua e a heterogeneidade desses sujeitos. Com isso, o objetivo da pesquisa foi analisar como vem ocorrendo o ensino do português no Programa de extensão, sob a perspectiva de inserção social e educacional dos imigrantes haitianos na cidade de Porto Velho. Pontuamos os seguintes objetivos específicos: a - descrever o contexto histórico do processo migratório e ações de acolhimento dos imigrantes haitianos ao chegarem no estado de Rondônia; b – explorar as ações e contextualizar historicamente o processo de implantação e fortalecimento do Programa de extensão Migração internacional na Amazônia brasileira: linguagem e inserção social de imigrantes em Porto Velho/RO; c - identificar as contribuições e os fatores limitantes para inserção social e educacional dos imigrantes haitianos na educação pública brasileira e d - identificar as estratégias de planejamento, práticas organizacionais das aulas de português para imigrantes haitianos. Os sujeitos da nossa pesquisa são imigrantes haitianos e professores que participam do Programa de extensão da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, a pesquisa teve início em junho de 2018 e finalizou em fevereiro de 2020. Ao todo, foram entrevistados três professores, alunos imigrantes haitianos, sendo dois do ensino básico do Português; dois do nível intermediário do Português e dois alunos do nível avançado do ensino do Português. Os resultados revelam que o Programa de extensão MIMCAB e as práticas pedagógicas dos professores têm permitido concretizar e efetivar a aprendizagem do ensino da língua portuguesa, a inserção social e laboral desses sujeitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2021-02-26T07:29:20Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_FINAL_KARLA_ANDREA_CANDIDO_DA_SILVA.pdf: 949462 bytes, checksum: b29c7fcc957d52e508755cb5a20fbf77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2021-02-26T07:29:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_FINAL_KARLA_ANDREA_CANDIDO_DA_SILVA.pdf: 949462 bytes, checksum: b29c7fcc957d52e508755cb5a20fbf77 (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino do português para imigrantespt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.titleO ensino da língua portuguesa para imigrantes haitianos na cidade de Porto Velho – ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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