Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Karla Andrea Cândido da | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-26T07:29:50Z | - |
dc.date.available | 2021-02-26T07:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, K. A. C. da. O ensino da língua portuguesa para imigrantes haitianos na cidade de Porto Velho – RO. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3103 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador(a): Profª. Drª. Nair Ferreira Gurgel do Amaral. Coorientadora: Profa. Dra. Marília Lima Pimentel Cotinguiba. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa as práticas pedagógicas do ensino do português para os haitianos no Programa de extensão Migração internacional na Amazônia brasileira: linguagem e inserção social de imigrantes em Porto Velho/RO. A pesquisa utilizou recortes teóricos do conceito de língua adicional, segunda língua ou língua de acolhimento, fundamentados em Almeida Filho (1992 e 2012), em Bagno (2003), Ançã (2008) e Grosso (2010). Língua como interação social, acolhimento e estudos da migração, baseados em Pellegrino (2003), Bonnici (2009), Louidor (2013), dentre outros autores que exploram a ideia de migração, identidade, cultura e acolhimento do imigrante em suas produções científicas. Para explorar as metodologias usadas nas aulas de português do projeto de extensão, fizemos revisão bibliográfica e usamos questionários e entrevistas em busca de coletar dados e mensurar as percepções de professores e alunos quanto ao processo de ensino e aprendizagem do português. A pesquisa é do tipo qualitativa, identificando as situações, eventos e organização das metodologias utilizadas nas aulas de português para imigrantes haitianos, buscando produzir dados descritivos específicos a uma investigação científica. Para isso, usamos o estudo de caso buscando investigar como o fenômeno da migração e da apropriação do português pelos imigrantes haitianos têm impactado a cultura, a língua e a heterogeneidade desses sujeitos. Com isso, o objetivo da pesquisa foi analisar como vem ocorrendo o ensino do português no Programa de extensão, sob a perspectiva de inserção social e educacional dos imigrantes haitianos na cidade de Porto Velho. Pontuamos os seguintes objetivos específicos: a - descrever o contexto histórico do processo migratório e ações de acolhimento dos imigrantes haitianos ao chegarem no estado de Rondônia; b – explorar as ações e contextualizar historicamente o processo de implantação e fortalecimento do Programa de extensão Migração internacional na Amazônia brasileira: linguagem e inserção social de imigrantes em Porto Velho/RO; c - identificar as contribuições e os fatores limitantes para inserção social e educacional dos imigrantes haitianos na educação pública brasileira e d - identificar as estratégias de planejamento, práticas organizacionais das aulas de português para imigrantes haitianos. Os sujeitos da nossa pesquisa são imigrantes haitianos e professores que participam do Programa de extensão da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, a pesquisa teve início em junho de 2018 e finalizou em fevereiro de 2020. Ao todo, foram entrevistados três professores, alunos imigrantes haitianos, sendo dois do ensino básico do Português; dois do nível intermediário do Português e dois alunos do nível avançado do ensino do Português. Os resultados revelam que o Programa de extensão MIMCAB e as práticas pedagógicas dos professores têm permitido concretizar e efetivar a aprendizagem do ensino da língua portuguesa, a inserção social e laboral desses sujeitos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2021-02-26T07:29:20Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_FINAL_KARLA_ANDREA_CANDIDO_DA_SILVA.pdf: 949462 bytes, checksum: b29c7fcc957d52e508755cb5a20fbf77 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2021-02-26T07:29:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_FINAL_KARLA_ANDREA_CANDIDO_DA_SILVA.pdf: 949462 bytes, checksum: b29c7fcc957d52e508755cb5a20fbf77 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-26T07:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_FINAL_KARLA_ANDREA_CANDIDO_DA_SILVA.pdf: 949462 bytes, checksum: b29c7fcc957d52e508755cb5a20fbf77 (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino do português para imigrantes | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.title | O ensino da língua portuguesa para imigrantes haitianos na cidade de Porto Velho – RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_FINAL_KARLA_ANDREA_CANDIDO_DA_SILVA.pdf | Arquivo Principal | 927,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.