Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3109
Título: Estratégias de manejo para onematoide das galhas no cafeeiro
Autor(es): Rudnick, Vaneide Araújo de Sousa
Palavras-chave: Resistência genética
Controle alternativo
Controle biológico
Coffea canephora
Data do documento: 2020
Citação: RUDNICK, V. A. de S.Estratégias de manejo para onematoide das galhas no cafeeiro. 2020. 91 f. Tese (Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte), Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
Resumo: O nematoide Meloidogyne incognita constitui um dos principais fatores limitantes ao estabelecimento e a sustentabilidade das lavouras cafeeiras no estado de Rondônia. O controle químico (nematicida) tem sido inviável para o cafeeiro, uma vez que seu uso se torna frequente em áreas infestadas, causando assim alto custo econômico e ambiental. Visando alternativas de controle que possam minimizar e ou substituir o uso de nematicidas químicos, objetivou-se nesse trabalho testar estratégias de controle contra M. incognita no cafeeiro. Este estudo testou três estratégias de contole, sendo: Caracterização de plantas resistentes a M. incognita componentes dos genótipos do programa de melhoramento genético da Embrapa Rondônia; Controle bilógico utilizando os micororganismos Glomus macrocarpum (Fungos Micorrizicos Arbusculares - FMA) e cepas da rizobactéria Bacillus cereus; Controle com extratos aquosos de plantas dos gêneros Mucuna e Crotalaria. Os ensaios foram conduzidos em casa de vegetação em mudas de cafeeiro com seis meses de idade, conduzidas individualmente em vasos de 8 L, inoculadas com 5.000 ovos. Os parâmetros avaliados foram: número de galhas por grama de raiz (NG), número de ovos e juvenis (J2) por planta (NO) e fator de reprodução (FR). Os resultados obtidos foram: Para Controle genético, seis genótipos (BRS3210, C12, BRS2299, BRS2314, BRS3137 e BRS1216) idetificados como resistentes. Para controle biológico os tratamentos: micorriza isolado, rizobactérias isolado (estirpes Rz216, Rz216 e Rz48), e interação (rizobactérias + micorriza), na presença de nematoide, mostraram eficiência de controle similres ao tratamento nematicida. Para os extratos aquosos, observou-se que: Crotalaria juncea talo seco (CJTS), C. ochroleuca folha seca (COFLS), C. spectabilis folha seca (CEFlS), Mucuna preta talo seco (MPTS), C. juncea fruto fresco (CJFrF), C. espectabilis fruto fresco (CEFrF), Mucuna preta folha seca (MPFlS), C. ochroleuca talo fresco (COTF) e C. spectabilis fruto seco (CEFrS) expressaram resultado similar ao nematicida. Observou-se que as estratégias avaliadas se mostraram eficientes para o controle de M. incognita em cafeeiro. Estudos posteriores são necessários para identificação dos mecanismos de ação e constituintes químicos ativos, viabilizando, assim, novas alternativas de controle para o nematoide das galhas no cafeeiro na região Amazônica.
Descrição: Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte, na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte. Orientador(a): Prof. Dr. Cléberson de Freitas Fernandes. Coorientador (a): Prof. Dr. José Roberto Vieira Junior.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3109
Aparece nas coleções:Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Vaneide_Araujo_de_Sousa_Rudnick.pdfArquivo principal1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.