Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3111
Título: Um estudo de desistência estudantil utilizando o método de regressão logística
Autor(es): Oliveira, Débora Caroline Santana de
Palavras-chave: Desistência
Regressão Logística
Matrículas
Associação Amigos da Orquestra em Ação
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Débora Caroline Santana de. Um estudo de desistência estudantil utilizando o método de regressão logística. Orientador(a): Prof. Dr. Dilson Henrique Evangelista. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2019.
Resumo: Com o intuito de realizar um estudo sobre a evasão de alunos na Associação Amigos da Orquestra em Ação fez-se neste trabalho o uso da regressão logística, para poder gerar um modelo capaz de prever a probabilidade de um aluno desistir do curso no qual está matriculado. O número de matrículas que foram retiradas como amostra é de 460 alunos, dentre os quais alguns já evadiram do curso e os outros estão cursando, os dados foram colhidos nos períodos de janeiro de 2018 à abril de 2019. Para melhor manuseio e utilização dos dados as variáveis independentes foram categorizadas e para estimar e escolher os coeficientes das variáveis, fez-se o uso do método de regressão logística e encontrou-se um modelo significativo, que é composto por 2 variáveis, são elas: Ano de escolaridade e a Faixa etária. Analisando os coeficientes estimados entre as variáveis verifica-se que a que mais contribui para a desistência é a faixa etária de 7 a 13 anos. O teste de Hosmer-Lemeshow foi utilizado para validar o modelo estimado. De acordo com os resultados o modelo proposto foi significativo para classificação de desistentes com o percentual de 74,7%. Este trabalho engloba o essencial para obter uma probabilidade de desistência do aluno matriculado junto à Associação Amigos da Orquestra em Ação a partir de meios práticos e viáveis
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ji-Paraná como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Estatística.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3111
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Debora Caroline.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.