Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3112
Título: Distribuição de Poisson Bivariada aplicada a predições de resultados em partidas de futebol do Campeonato Rondoniense de 2019
Autor(es): Degam, Penélope Cabral
Palavras-chave: Futebol Profissional
Método estatístico
Modelo probabilístico
Data do documento: 2019
Citação: DEGAN, Penélope Cabral. Distribuição de Poisson Bivariada aplicada a predições de resultados em partidas de futebol do Campeonato Rondoniense de 2019. Orientador(a): Prof. Dr. Dilson Henrique Evangelista. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2019.
Resumo: Atualmente alguns estudos tem utilizado diversos métodos estatísticos para analisar os resultados preditivos das partidas de futebol, dentre eles os modelos probabilísticos vêm destacando-se por apresentar os melhores resultados. No qual evidencia os diferentes modelos da distribuição de Poisson por indicar que as variáveis time casa, time visitante, efeito casa e finalizações tem de alguma forma influência sobre os resultados de uma partida de futebol. Assim, nesse âmbito visa analisar os resultados das partidas de futebol da 1ª Fase / Grupo A da Série A do campeonato Rondoniense de 2019 utilizando a distribuição de Poisson Bivariada da classe de Holgate. Foram utilizados dados reais da Séria A do Campeonato Rondoniense de 2019 adquiridas no site Oficial da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER). Os procedimentos utilizados para a obtenção do modelo são embasados na metodologia proposta por Arruda (2000), no qual utiliza a distribuição de Poisson Bivariada da classe de Holgate empregando a Família de métodos Soma e Diferença (SD) para estimar as probabilidades de vitória, empate e derrota a favor do time mandante.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Ji-Paraná como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Estatística.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3112
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Penélope Cabral Degam TCC.pdfTrabalho de Conclusão de Curso782,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.