Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3113
Título: Ajuste de distribuição de probabilidade para extremos de temperatura do ar em uma localidade no sudoeste da Amazônia
Autor(es): Dias, Sabrina da Silva
Palavras-chave: Modelo probabilístico
Temperatura do ar
Atividade econômica
Data do documento: 2018
Citação: DIAS, Sabrina da Silva. Ajuste de distribuição de probabilidade para extremos de temperatura do ar em uma localidade no sudoeste da Amazônia. Orientador(a): Prof.ª Dra. Roziane Sobreira dos Santos. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2019.
Resumo: O conhecimento sobre a temperatura do ar é fundamental para as condições de vida, produtividade agropecuária e planejamento de atividades econômicas. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar a distribuição de probabilidade que melhor se ajusta a série de dados diários de temperatura mínima e máxima no município de Cacoal, Rondônia. Utilizado uma série histórica do período de janeiro de 2009 a dezembro de 2017, fornecidos pelo INMET. Foram utilizadas as distribuições de probabilidade Normal, Lognormal, Gamma e Weibull. A estimação dos parâmetros de cada distribuição foi realizada utilizando o método de máxima verossimilhança, o ajuste das distribuições à série de dados foi realizado através do teste de Kolmogorov Sminorv a nível de significância de 5% e também foram avaliados por métodos gráficos, sendo o histograma, QQ-Plot e PP-Plot. As temperaturas mínimas foram caracterizadas por período seco e chuvoso, sendo que em ambos os cenários a distribuição Lognormal foi a que melhor se ajustou. Na temperatura máxima observou se que a distribuição Weibull seguida da distribuição Lognormal demonstraram melhor ajuste.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ji Paraná como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Estatística.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3113
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina da Silva Dias TCC.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.