Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3115
Título: Análise da aplicação normativa para implementação da língua brasileira de sinais no município de Ji-Paraná
Autor(es): Mota, Olga Maria da
Palavras-chave: Libras
Cultura surda
Educação Inclusiva
Método Político-cultural
Data do documento: 2020
Citação: MOTA, O. M. da. Análise da aplicação normativa para implementação da língua brasileira de sinais no município de Ji-Paraná. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2020.
Resumo: Esta pesquisa enfocou algumas particularidades normativas do desenvolvimento da educação dos surdos no município de Ji-Paraná, com o propósito de converter em linguagem acadêmica as vivências da autora, que assistiu o crescimento desta aplicação local, a par do que ocorria no restante do País, especialmente entre os anos de 2000 a 2015. Sendo município central do Estado de Rondônia, em termos geográfico, econômico e populacional, torna-se com isso importante referencial do qual se pode inferir resultados aplicáveis a diversas propostas educacionais e históricas nacionais. Buscando uma perspectiva políticocultural sensibilizada pela presença ativa, como observadora engajada, da própria autora, funda-se a análise num levantamento documental local e em ampla legislação de base, cujas normas são trazidas como evidência de haver sintonia política da cultura local com o avanço que se refletia em outras instâncias do País. Autores como Capovilla, Skliar, Quadros, Strobel, Perlin, Campello e Karnopp tornam-se, por isso, referenciais incontornáveis, para demonstrar essa vinculação entre o local e o nacional, necessitando de autores como Terry Eagleton, cujo Método Político-cultural permite consolidar a base teórica que resguarda a natureza plural das inferências buscadas tanto na vida da autora como no seu município de trabalho e ainda no conjunto das legislações nacionais que iam dando forma holística ao todo. Foi possível perceber o avanço social, a partir dos movimentos políticos, restando consequências para afirmar a realidade educacional naquele município, em termos de Educação Inclusiva. Espera-se que outra pesquisa, que atualize os dados, permita deduzir das variações, consoante as novidades da implementação de medidas governamentais com outra visualização política, permitindo que novas políticas de inclusão passem em revista e reajustem normas e aplicações, para melhor atender as necessidades educacionais dos surdos no Estado de Rondônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Prof. Dr. Júlio César Barreto Rocha.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3115
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_concluida__sigaa___04_03_2021_.pdfArquivo Principal2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.