Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3116
Title: Narrativas e memória -registros das experiências vividas por mulheres no interior dos seringais na Amazônia: pesquisa etnolinguística
Authors: Silva, Neidja Virginia Felix de Santana da
Keywords: Mulheres
Narrativas
Memória
Seringal
Issue Date: 2021
Citation: SILVA, N. V. F. de S. da. Narrativas e memória -registros das experiências vividas por mulheres no interior dos seringais na Amazônia: pesquisa etnolinguística . 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2021.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo central apresentar histórias de mulheres que nasceram e viveram parte de suas vidas no seringal amazônico, apontando cada uma delas como protagonistas de suas histórias e evidenciando a luta pela sobrevivência em um lugar permeado de dificuldades. A pesquisa pretende, através dos registros e análise, contribuir para tornar conhecidas histórias de mulheres que vivenciaram as mais diversas experiências no interior de um seringal na primeira metade do séc. XX. Os principais referenciais teóricos que fundamentam a pesquisa são os estudos de Perrot ( 2007), Bruner (1991) e Bruner (1997), Halbwachs (1968- 2003), Bosi (1979), Candau (2011), Williams (1921-1988), Hall (1932-2014), Said (2011), Bauman (1905-2005). No que tange ao aspecto metodológico, este estudo caracteriza-se em pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e etnolinguística; o corpus constituído por quatro narrativas gravadas e transcritas a partir de critérios para a transcrição grafemática com base nos estudos de Lessa (2002) partiu de uma pesquisa de campo com coleta de dados por meio de entrevistas livres e questionário não estruturado. Os resultados obtidos na análise demonstraram que as mulheres no tempo histórico da exploração da borracha na Amazônia construíram histórias de muita resistência, superando as dores, resistindo à violência, buscando melhores condições de sobrevivência, cuidando de seus filhos, encontrando meios para se divertirem no meio da floresta e evidenciando a sua existência no seringal amazônico. Os resultados apontam ainda para a composição de um legado histórico para a Amazônia e podem ser fontes de pesquisa para trabalhos posteriores por meio dos registros das narrativas coletadas para este trabalho.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Prof. Dr. Prof. Dr. Valdir Vegini.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3116
Appears in Collections:PPGL/PVH - Mestrado em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Formatada_Neidja_versal_final_em_pdf.pdfArquivo Principal1,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.