Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3117
Título: Corpo, movimento e diversidade cultural: um estudo pós-crítico da relação do corpo na produção de linguagem
Autor(es): Almeida, Noraides Ferreira de
Palavras-chave: Corpo
Linguagem
Diversidade Cultural
Data do documento: 2021
Citação: ALMEIDA, N. F. de. Corpo, movimento e diversidade cultural: um estudo pós-crítico da relação do corpo na produção de linguagem . 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2021.
Resumo: A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que compõem os processos de comunicação e expressão, e pode ser utilizada como estratégia didático-pedagógica para aperfeiçoar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem na educação escolar. Com esses pressupostos, a presente pesquisa buscou identificar o corpo como expressão de linguagens das identidades culturais dos alunos da Escola Estadual Plácido de Castro, no município de Diamantino, Estado de Mato Grosso. A opção metodológica foi construída na perspectiva dos estudos culturais pós-críticos, com base em pressupostos teóricos que permitem a criação dos caminhos que revelam a linguagem do corpo. Com os resultados da pesquisa, revelamos que a linguagem do corpo nos ajuda a refletir que “antes de qualquer coisa, a existência é corporal”; assim nos permite afirmar que as relações do corpo no contexto da educação escolar vão além das dimensões biológicas. Isto porque o corpo e a linguagem falam entre si revelando a existência de uma comunicação silenciosa que torna o corpo um arcabouço de diversidade cultural. Assim, disseminadas na escola, as práticas corporais se mesclam às práticas didáticopedagógicas que revelam diversas linguagens dos sentidos e significados dos estudos étnicos da cultura e identidade de formação do povo brasileiro
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): : Prof. Dr. João Carlos Gomes.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3117
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Noraides___versao_final___Ficha_catalografica_e_assinaturas_da_banca.pdfArquivo Principal1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.