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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3117
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Almeida, Noraides Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-23T19:44:21Z | - |
dc.date.available | 2021-03-23T19:44:21Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, N. F. de. Corpo, movimento e diversidade cultural: um estudo pós-crítico da relação do corpo na produção de linguagem . 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3117 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): : Prof. Dr. João Carlos Gomes. | pt_BR |
dc.description.abstract | A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que compõem os processos de comunicação e expressão, e pode ser utilizada como estratégia didático-pedagógica para aperfeiçoar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem na educação escolar. Com esses pressupostos, a presente pesquisa buscou identificar o corpo como expressão de linguagens das identidades culturais dos alunos da Escola Estadual Plácido de Castro, no município de Diamantino, Estado de Mato Grosso. A opção metodológica foi construída na perspectiva dos estudos culturais pós-críticos, com base em pressupostos teóricos que permitem a criação dos caminhos que revelam a linguagem do corpo. Com os resultados da pesquisa, revelamos que a linguagem do corpo nos ajuda a refletir que “antes de qualquer coisa, a existência é corporal”; assim nos permite afirmar que as relações do corpo no contexto da educação escolar vão além das dimensões biológicas. Isto porque o corpo e a linguagem falam entre si revelando a existência de uma comunicação silenciosa que torna o corpo um arcabouço de diversidade cultural. Assim, disseminadas na escola, as práticas corporais se mesclam às práticas didáticopedagógicas que revelam diversas linguagens dos sentidos e significados dos estudos étnicos da cultura e identidade de formação do povo brasileiro | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2021-03-23T19:43:17Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Noraides___versao_final___Ficha_catalografica_e_assinaturas_da_banca.pdf: 1057259 bytes, checksum: 50fca7772e89cb6099defa2ec0d4e8a6 (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Cultural | pt_BR |
dc.title | Corpo, movimento e diversidade cultural: um estudo pós-crítico da relação do corpo na produção de linguagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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