Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3128
Título: Análise de viabilidade técnica e econômica da repotenciação de Pequenas Centrais Hidrelétricas no estado de Rondônia: estudo de caso na CGH MARTINUV
Autor(es): Deliza, Eduardo Egidio Vicensi
Palavras-chave: Pequenas Centrais Hidrelétricas
Repotenciação
Inovação tecnológica
Data do documento: 2021
Citação: DELIZA, E. E. V. Análise de viabilidade técnica e econômica da repotenciação de Pequenas Centrais Hidrelétricas no estado de Rondônia: estudo de caso na CGH MARTINUV. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: As Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs contribuem com o desenvolvimento energético e social do Brasil. Além disso, PCHs podem suprir as dificuldades atuais das Usinas Hidrelétricas - UHEs, reduzindo: perdas com transmissão e distribuição e atrasos no licenciamento/construção. Grande parte do potencial hidráulico a ser aproveitado encontra-se na região Norte, trazendo uma série de desafios de caráter econômico, social e ambiental. Para reduzir novos impactos socioambientais provenientes de empreendimentos hidrelétricos e, ainda assim, atender à crescente demanda por eletricidade, pode-se destacar o processo de repotenciação, que busca otimizar a potência instalada de um empreendimento através da utilização de inovações tecnológicas ou identificação de folgas no projeto inicial. O objetivo geral desta pesquisa é estudar a viabilidade técnico-econômica da repotenciação de centrais hidrelétricas. E para os resultados traz como objetivos específicos efetuar o levantamento dos principais elementos cognitivos que permitam o conhecimento sobre repotenciação de centrais hidrelétricas (1); analisar casos de repotenciação realizados em usinas hidrelétricas em face dos respectivos ganhos energéticos obtidos com a aplicação de tecnologias inovadoras ou correção de deficiências de projeto (2); avaliar os benefícios técnico-econômicos da repotenciação de centrais hidrelétricas, considerando as principais características de uma usina (3).
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Fabrício Moraes de Almeida.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3128
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo_Egidio_Dissertacao_2018_2021.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.