Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3132
Título: Identidade, memória e cultura: narrativas orais familiares de informantes idosos rondonienses
Autor(es): Maciel, Rita Ferreira
Palavras-chave: Identidade
Memória
Cultura
Narrativas
Data do documento: 2020
Citação: MACIEL, R. F. Identidade, memória e cultura: narrativas orais familiares de informantes idosos rondonienses. 2020. 104f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2020.
Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa diz respeito as narrativas orais familiares de informantes idosos rondonienses. Trata-se de uma pesquisa de relevância científica na medida em que tem como objetivo analisar aspectos identitários, mnemônicos e culturais subjacentes em narrativas orais de informantes idosos rondonienses. Entre os autores que embasaram o estudo estão, Bruner (1990), Vansina (1982), Bauman (2005), Laraia (2001), Halbwachs (2006), Hall (2014), Ferreira Netto (2008) e Vegini (2017) entre outros. Como sujeitos investigados, há três idosos membros de uma mesma família, os quais dispõem de conhecimentos transmitidos de uma geração para outra por meio das narrativas que se encontram no corpus da pesquisa. Foi desenvolvida uma pesquisa de caráter descritivo, do tipo bibliográfica etnolinguística de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados, as técnicas de entrevista não-estruturada e gravação. O exercício analítico realizado evidenciou que a partir de narrativas orais de três idosos de uma mesma família é possível, além de resgatar, parcialmente, aspectos identitários, fragmentos de suas memórias individuais que refletem em parte, a memória coletiva, também identificar elementos culturais de Rondônia, principalmente da capital Porto Velho. As narrativas desses rondonienses revelaram que esse munícipio foi formado tendo como base uma cultura heterogênea, ou seja, um espaço onde houve o encontro de distintas culturas que foram e continuam sendo transformadas para se adaptarem as novas realidades.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof Dr Valdir Vegini.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3132
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao__versao__final.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.