Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3132
Title: Identidade, memória e cultura: narrativas orais familiares de informantes idosos rondonienses
Authors: Maciel, Rita Ferreira
Keywords: Identidade
Memória
Cultura
Narrativas
Issue Date: 2020
Citation: MACIEL, R. F. Identidade, memória e cultura: narrativas orais familiares de informantes idosos rondonienses. 2020. 104f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2020.
Abstract: O objeto de estudo desta pesquisa diz respeito as narrativas orais familiares de informantes idosos rondonienses. Trata-se de uma pesquisa de relevância científica na medida em que tem como objetivo analisar aspectos identitários, mnemônicos e culturais subjacentes em narrativas orais de informantes idosos rondonienses. Entre os autores que embasaram o estudo estão, Bruner (1990), Vansina (1982), Bauman (2005), Laraia (2001), Halbwachs (2006), Hall (2014), Ferreira Netto (2008) e Vegini (2017) entre outros. Como sujeitos investigados, há três idosos membros de uma mesma família, os quais dispõem de conhecimentos transmitidos de uma geração para outra por meio das narrativas que se encontram no corpus da pesquisa. Foi desenvolvida uma pesquisa de caráter descritivo, do tipo bibliográfica etnolinguística de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados, as técnicas de entrevista não-estruturada e gravação. O exercício analítico realizado evidenciou que a partir de narrativas orais de três idosos de uma mesma família é possível, além de resgatar, parcialmente, aspectos identitários, fragmentos de suas memórias individuais que refletem em parte, a memória coletiva, também identificar elementos culturais de Rondônia, principalmente da capital Porto Velho. As narrativas desses rondonienses revelaram que esse munícipio foi formado tendo como base uma cultura heterogênea, ou seja, um espaço onde houve o encontro de distintas culturas que foram e continuam sendo transformadas para se adaptarem as novas realidades.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof Dr Valdir Vegini.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3132
Appears in Collections:PPGL/PVH - Mestrado em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao__versao__final.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.