Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Márcia Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-05-05T22:35:56Z-
dc.date.available2021-05-05T22:35:56Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationALMEIDA, M. G. Formação docente: o olhar docente e discente nas atividades de estágio supervisionado do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Rondônia. 2021. 110f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação. Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3133-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Profª Drª Rosângela de Fátima Cavalcante Françapt_BR
dc.description.abstractO estágio supervisionado nos cursos de licenciatura é uma etapa da formação inicial que proporcionará aos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento a possibilidade de consolidar o binômio teoria-prática, bem como a vivência com a realidade cotidiana da sua futura área profissional, com toda a complexidade inerente às condições de trabalho nas escolas públicas. Considerando a importância de tal vivência, a questão que norteou esta pesquisa foi: como o curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Rondônia garante a necessária articulação entre teoria e prática no estágio supervisionado? Coerente com tal questionamento, o objetivo geral foi analisar como o curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Rondônia garante a necessária articulação entre teoria e prática no estágio supervisionado. Quanto ao aspecto metodológico, esta pesquisa é do tipo descritivo, de abordagem qualitativa, realizada no período de 09 a 23 de março de 2020. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com 10 egressos e uma professora da disciplina de prática de ensino do curso de licenciatura em química da UNIR - campus de Porto Velho e organizados em dez categorias de análise criadas a priori, em consonância com as questões levantadas na investigação, a saber: Pesquisa realizada junto aos egressos: I - Acompanhamento da prática de ensino; II - Planejamento da prática de ensino; III - Etapas da prática de ensino; IV- Instrumentos utilizados no estágio; V - Contribuição da prática pedagógica; VI - A prática de ensino e a relação teoria e prática; VII - Contribuição dos professores para a formação dos egressos. Pesquisa realizada com a professora: I - Aproximações e distanciamentos da prática de ensino; II - Operacionalização da prática pedagógica; III - Planejamento da prática. Na etapa seguinte, buscaram-se aproximações e distanciamentos entre o que dizem os egressos e a professora do estágio. Os resultados apontaram convergência quanto à concepção do estágio supervisionado, à importância de todas as etapas, aos instrumentos e procedimentos necessários à prática; além disso, foram levantados apontamentos e alguns encaminhamentos que poderão ser efetivados. Foram identificados distanciamentos das condições ideais para a prática de ensino de química, considerando-se suas especificidades; entretanto, com a mobilização de saberes e a criatividade dos estagiários, foi possível vincular a teoria à pratica pedagógica nas escolas. Portanto, é inquestionável a importância do estágio para o currículo de formação inicial de professores, por possibilitar a vivência e a compreensão das condições objetivas de trabalho da profissão docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-05-04T20:57:47Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_FINAL_MARCIA_GONCALVES_ALMEIDA.pdf: 1899090 bytes, checksum: 57f0af3ce7d0dec1d5484044d16ff504 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-05-05T22:35:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_FINAL_MARCIA_GONCALVES_ALMEIDA.pdf: 1899090 bytes, checksum: 57f0af3ce7d0dec1d5484044d16ff504 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-05T22:35:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_FINAL_MARCIA_GONCALVES_ALMEIDA.pdf: 1899090 bytes, checksum: 57f0af3ce7d0dec1d5484044d16ff504 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLicenciatura em químicapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleFormação docente: o olhar docente e discente nas atividades de estágio supervisionado do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_FINAL_MARCIA_GONCALVES_ALMEIDA.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.