Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3135
Título: Levantamento sobre o manejo nutricional e a inserção de alimentos alternativos na dieta de cães e gatos domiciliados no Estado de Rondônia, Brasil
Autor(es): Bragança, Denise Rufino
Palavras-chave: Alimentos naturais
Mercado pet
Ração
Animais de companhia
Data do documento: 2020
Resumo: Os cães (Canis lupus familiaris) e gatos (Felis catus) estão presentes na sociedade humana, sendo que esse cenário é uma realidade universal. Em 2013, o Brasil ocupou o quarto lugar em maior população de pets com um total de 132,4 milhões. Atualmente os lares brasileiros possuem cada vez mais um maior número de animais domésticos sendo o Brasil o segundo maior em população de cães e gatos, havendo 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos, provocando clara demanda sobre a indústria de pet food. O objetivo deste trabalho foi avaliar o manejo nutricional de cães domiciliados do estado de Rondônia e a inserção de alimentos alternativos na dieta destes animais. Obteve-se 109 respostas, sendo que a população estudada foi composta por 68,8% de mulheres, 28,4% de homens e 2,8% por tutores não binários. A maior parte das pessoas que participaram da pesquisa são jovens com idade entre 18 e 33 anos e recebem entre 1 e 2 salários mínimos (60,6%), e esses dados refletem a realidade do estado de Rondônia, levando em consideração que as maiores fontes de emprego estão nos comércios, mercados e lojas. Do total das pessoas entrevistadas, apenas 7,3% não tinham cães. Já para os gatos 57,8% responderam não ter esse animal. Existe uma realidade na qual as pessoas estão tendo um menor número de filhos, e nessa pesquisa obteve-se 61,5% dasrespostas para zero filho e a maior parte dos tutores (97,2%) possuem hábitos alimentares onívoros. A preferência do tutor em relação à alimentação do pet mostrou que 83,5% das respostas foram para a ração seca, 17,4% para a ração úmida, 24,8% para sobras de alimento, 5,5% dasrespostas para a alimentação natural balanceada e 25,7% para comida caseira. Na questão sobre o conhecimento básico do tutor sobre alimentação natural obteve-se 55,0% das respostas para SIM, conheço a alimentação natural (AN) e 45,0% das respostas para NÃO, não conheço alimentação natural. Nota-se que a maioria não utiliza alimentação natural, mas gostaria de utilizar. É de suma importância quando o assunto é a inserção de alimentos alternativos e trazer ao animal saúde e bem-estar através da alimentação. Nesse contexto, é possível que o grande problema seja a falta de oferta da alimentação natural no comércio pet, pois existe grande aceitabilidade do produto, principalmente pelo termo natural, que vem sendo muito utilizado como sinônimo de saúde. Através dos resultados aqui obtidos, pode-se perceber a importância de se realizar uma conscientização dos tutores de cães e gatos sobre a necessidade do correto manejo alimentar desses pequenos animais com base nas suas exigências nutricionais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3135
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.