Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3138
Título: Desempenho, analise econômica e avaliação comportamental de frangos caipira alimentados com farelo da semente de cupuaçu na fase inicial
Autor(es): Araújo, Maria Eduarda Cavalcante de
Palavras-chave: Frango caipira
Alimentação alternativa
Custo alimentar
Produtividade
Data do documento: 2020
Resumo: Objetivou-se com o presente estudo avaliar o desempenho, a viabilidade econômica e comportamento ingestivo de frangos caipira alimentados com farelo da semente de cupuaçu na fase inicial de 1 a 21 dias. Foram utilizados 300 pintainhos da linhagem caipira Label Rouge. Na chegada, as aves foram pesadas e distribuídas com uniformidade de peso em delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamentos, referentes aos níveis de inclusão de farelo de semente de Cupuaçu na dieta (0, 7, 14, 21 e 28% de inclusão), com cinco repetições de 12 animais cada. No período experimental de 1 a 21 dias de idade, as variáveis avaliadas foram consumo de ração (CR), peso final (PF), ganho de peso (GP) e conversão alimentar (CA). A análise comportamental foi realizada aos 21 dias de idade, utilizando-se 3 aves de cada tratamento identificadas por meio de sistema de marcação individual. Os dados foram submetidos a análise de regressão utilizando-se os efeitos lineares e quadráticos. Os dados de todos os tratamentos foram comparados com o grupo controle (0%), através do teste de Dunnet à 5% de probabilidade. Os níveis de inclusão de farelo de cupuaçu influenciaram de forma linear decrescente (p<0,05) as variáveis peso final, ganho de peso e consumo de ração, e de forma linear crescente a conversão alimentar. Pela análise de Dunnet para variáveis peso final, ganho de peso e consumo de ração, o único nível de inclusão que apresentou médias semelhantes (p>0,05) ao grupo controle (0,0%), foi o tratatamento com 7,0% de inclusão do farelo de cupuaçu. Os níveis de inclusão de farelo de cupuaçu influenciaram de forma linear decrescente (p<0,05), o custo alimentar, a receita bruta, o valor agregado bruto e a margem bruta relativa. De acordo com a comparação de média não houve diferença significativa (p>0,05) para nenhuma variável estudada, demostrando que a inclusão do farelo da semente de cupuaçu na dieta de frangos caipiras na fase inicial, não interfere no comportamento natural. O farelo da semente de Cupuaçu pode ser utilizado como alimento alternativo em rações para frangos caipira de corte na fase inicial até 7%, sem ocasionar alterações negativas sobre o desempenho, parâmetro econômicos e comportamento das aves.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Zootecnia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Zootecnia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3138
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Maria_Eduarda_Cavalcante_com_Assinatura_da_Banca.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.