Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3139
Título: Características morfogênicas e estruturais na fase de estabelecimento das espécies do gênero Brachiaria híbrida cv. Sabiá e cv. Cayana com e sem adubação na região central do Estado de Rondônia
Autor(es): Oliveira, Roseli Maria da Silva
Palavras-chave: Produção de Forragem
Brachiarias
Adubação
Morfogênese
Data do documento: 2020
Resumo: O Estado de Rondônia apresenta 80% dos 8 milhões de hectares de suas pastagens sob monocultivo de Urochloa brizantha cv. Marandu sendo 60% de sua área em algum estágio de degradação. Muitas espécies do gênero Brachiaria, incluindo as de maior inserção na Forragicultura, foram reclassificadas para o gênero Urochloa. Entretanto faz-se necessário a realização de novos estudos para a reclassificação, dessa forma sugere-se manter a denominação Brachiaria, até que sejam concluídos. Os produtores tem buscado renovar estas áreas com a implantação de cultivares mais produtivas lançadas no mercado. Dessa forma objetivou-se com este trabalho avaliar as respostas morfogênicas, estruturais e a composição bromatológica das espécies do gênero Brachiaria híbrida cv. Sabiá e cv. Cayana com e sem adubação em sua fase de estabelecimento dependendo das condições climáticas. O experimento foi conduzido no setor Agrostológico da Universidade Federal de Rondônia e as análises químicas realizadas no Laboratório de Análise de alimentos do Campus de Presidente Médici. O delineamento adotado foi inteiramente casualisado, em um esquema fatorial de duas cultivares hibridas do gênero Brachiaria, cv. Sabiá e cv. Cayana, com e sem adubação em NPK e cinco repetições em canteiros de 10,5m2, totalizando 20 unidades experimentais. Para a avaliação morfogênica foi utilizado um perfilho por touceira sendo marcados três por canteiro, totalizando 15 perfilhos por tratamento. Ambas cultivares responderam de forma positiva à adubação quanto as características morfogênicas e estruturais. A Brachiaria híbrida cv. Sabiá adubada, apresentou maior perfilhamento com média de 5,67 vs. 4,20 de perfilhos novos por touceira, maior porcentagem na matéria seca (28,27% vs. 22,41%) e maior crescimento de campo por perfilhos (227,97 vs. 134,29 cm acumulado) comparando-se sem o efeito da adubação. A cv. Cayana adubada apresentou destaque para as características estruturais como maior comprimento final da folha (30,68 cm vs. 24,28), maior altura média do dossel (16,32 cm vs. 13,74) e maior número de folhas por perfilho com média de 5,03 vs. 4,57 folhas por perfilho em relação ao tratamento testemunha. A adubação das gramíneas é uma importante tecnologia de formação e estruturação da pastagem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Zootecnia, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Presidente Médici, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Zootecnia, sob a orientação da Profª Drª Jucilene Cavali e coorientação da Profª Drª Elaine Almeida Delarmelinda Honoré.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3139
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Roseli_.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.