Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ivanete Franco dos-
dc.date.accessioned2021-05-12T11:42:22Z-
dc.date.available2021-05-12T11:42:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, I. F. dos. Educação do campo: práticas pedagógicas e metodológicas do professor alfabetizador de uma escola do município de Humaitá/AM. 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE). Universidade Federal de Rondônia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3144-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Profª Drª Rosângela de Fátima Cavalcante França.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa traz como tema a Educação do Campo: práticas pedagógicas e metodológicas do professor alfabetizador de uma escola do município de Humaitá/AM. A constituição da Educação do Campo em nosso país perpassa por grandes desafios, tanto no âmbito da formação docente, quanto da concretização da prática pedagógica e metodológica dentro da sala de aula. Tomando como referência tal problemática e entendendo que a alfabetização é um importante passo para o desenvolvimento da pessoa humana e também etapa fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem, a questão problematizadora deste estudo foi: como os professores percebem as práticas pedagógicas alfabetizadoras e as metodologias concretizadas em uma escola do campo no município de Humaitá/AM? Na tentativa de responder a este questionamento, o objetivo geral consistiu em analisar a percepção dos professores sobre as práticas pedagógicas alfabetizadoras e as metodologias concretizadas em uma escola do campo do município de Humaitá/AM. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, a qual teve duas fases, uma documental e a outra empírica. Teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuam ou já atuaram com a alfabetização (1º e 2º anos) em uma escola do campo, situada em território rural no município de Humaitá/Amazonas, nos anos de 2019 e 2020. Os dados obtidos foram organizados nas seguintes categorias de análise, definidas a priori: perfil da formação docente; práticas pedagógicas; práticas metodológicas; recursos e estratégias; desafios e dificuldades. Os resultados da pesquisa consideram a disparidade do ensino proposto pelos manuais, leis e decretos ao contexto real de atuação do professor da escola do campo; a ausência de formação continuada e o distanciamento entre escola-família-comunidade, que se evidencia como um dos fatores que dificultam a realização de práticas que concebam as especificidades e necessidades dos alunos; e a ausência de linearidade nos pressupostos que fundamentam as práticas pedagógicas e metodológicas de alfabetização, para sanar as dificuldades impostas pela realidade. Com isso, há a necessidade de efetivação das políticas públicas e de adaptação dos sistemas de ensino para a Educação do Campo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-05-11T19:40:44Z No. of bitstreams: 1 DISSERTA__O_FINAL_IVANETE_FRANCO_DOS_SANTOS_1288991383.pdf: 2399795 bytes, checksum: a8fb38538bc3e4219d72ac2a9f33c8b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-05-12T11:42:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTA__O_FINAL_IVANETE_FRANCO_DOS_SANTOS_1288991383.pdf: 2399795 bytes, checksum: a8fb38538bc3e4219d72ac2a9f33c8b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-12T11:42:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTA__O_FINAL_IVANETE_FRANCO_DOS_SANTOS_1288991383.pdf: 2399795 bytes, checksum: a8fb38538bc3e4219d72ac2a9f33c8b4 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleEducação do campo: práticas pedagógicas e metodológicas do professor alfabetizador de uma escola do município de Humaitá/AMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTA__O_FINAL_IVANETE_FRANCO_DOS_SANTOS_1288991383.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.