Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3153
Título: A política de nucleação escolar rural e seu processo de implantação em Ji-Paraná, Rondônia (2000-2008)
Autor(es): Silva, Wanessa Teixeira da
Palavras-chave: Educação rural
Escolas rurais
Nucleação
Polarização
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, W. T. A política de nucleação escolar rural e seu processo de implantação em Ji-Paraná, Rondônia (2000-2008). 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, 2021.
Resumo: O agrupamento de escolas rurais em escolas-núcleo e, posteriormente, em escolas-polo, no município de Ji-Paraná, constituiu uma política administrativo-pedagógica implantada pela municipalização para nucleação e polarização de escolas rurais. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo geral investigar esta política em escolas rurais no município de Ji-Paraná, estado de Rondônia. As indagações que suscitaram a pesquisa são: de que modo foi implementada a política de nucleação de escolas rurais em Ji-Paraná? A política de nucleação escolar foi instituída no contexto histórico brasileiro por meio de quais propósitos? Quais são as temáticas e especificidades da produção científica sobre política educacional de nucleação das escolas rurais em programas de Pós-Graduação em Educação? Quais são os modelos de organização das escolas rurais após a implantação da política de nucleação? A investigação é de abordagem qualitativa e contou com análise de fontes documentais e de campo e pesquisa bibliográfica, adotando-se como temas a melhoria do ensino e da qualidade de aprendizagem, bem como o acesso e a permanência na escola. Foram coletados dados junto à Prefeitura Municipal de Ji-Paraná/RO, bem como realizadas entrevistas com professores que lecionam no meio rural. Como resultado, na unidade territorial em análise, averiguou-se o desenvolvimento do processo de nucleação e polarização que consistiu no fechamento de escolas rurais multisseriadas, agrupando-as em escolas centrais seriadas, a partir da política do governo municipal, com os argumentos de promoção de melhorias na qualidade do ensino e garantia de oportunidades iguais de acesso à educação independentemente da localidade de moradia daqueles que necessitam desse serviço essencial. Em consequência, conclui-se que, devido ao modelo implementado, foram fechadas 114 escolas rurais e seus alunos transferidos para nove instituições de ensino, chamadas de escolas-polo.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dr. Josemir Almeida Barros.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3153
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_WANESSA_TEIXEIRA_DA_SILVA.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.