Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3154
Título: Contribuições técnicas para o aprimoramento do processo de outorga do estado de Rondônia
Autor(es): Gomes, Douglas Silvério
Palavras-chave: Outorga de direito de uso
Demanda de água
Conflitos
Data do documento: 2021
Citação: Gomes, Douglas Silvério. Contribuições técnicas para o aprimoramento do processo de outorga do estado de Rondônia. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021.
Resumo: A água é um recurso hídrico limitado e indispensável à vida, por isso é um bem público de domínio da União e dos Estados e dotado de valor econômico, conforme estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Devido à existência de usos múltiplos, diversos conflitos podem surgir em uma bacia hidrográfica, no entanto, a outorga pode ser utilizada na mitigação e/ou solução desses conflitos ao acesso à água, e também dos impactos ambientais causados por esses usos. Desse modo, este estudo tem como objetivo realizar uma análise crítica do processo de outorga de direito de uso de recursos hídricos, no estado de Rondônia, servindo de subsidio para nortear possíveis melhorias e aprimoramento na emissão da outorga por parte do órgão gestor. Para levantamento dos critérios de outorga, foi realizada a categorização dos tipos de solicitação de análise, como: captação subterrânea, captação superficial e lançamento de efluentes. Para cada tipo, foram identificados os critérios legais com o levantamento da Legislação e Normas vigentes e os critérios técnicos de acordo com procedimentos adotados. Conforme o diagnóstico, foi identificado que a análise das solicitações de outorga realizada atualmente pode ser considerada praticamente documental e racional, visto que a disponibilidade hídrica não é considerada, pois não há um método ou uma ferramenta no órgão, como um sistema de suporte à decisão. Outro ponto identificado durante o diagnóstico é o baixo número de outorgas emitidas no estado, uma vez que não ocorrem campanhas de conscientização e fiscalização. As solicitações de outorga dos usuários ocorrem principalmente para atender etapas durante o licenciamento ambiental, uma vez que exigida a regularização para emissão da Licença, além de ser documento obrigatório durante as solicitações de crédito rural. Após a análise do diagnóstico levantado sobre o processo de outorga, delineou-se como produto, recomendações e propostas, com foco no aprimoramento da eficiência do modelo de tomada de decisão para outorga, como a revisão de procedimentos e documentações solicitadas pelo órgão gestor.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3154
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Douglas_Silverio_Gomes.pdfDissertação2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto__Douglas_Silverio_Gomes.pdfProduto679,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.