Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3157
Título: Avaliação técnico-financeira de um sistema de captação de água da chuva em um edifício residencial multifamiliar em Presidente Médici - RO
Autor(es): Silva, José Lucas Catarinque da
Palavras-chave: Precipitação
Sustentabilidade
Dimensionamento
Data do documento: 2021
Citação: SILVA. José Lucas Catarinque da. Avaliação técnico-financeira de um sistema de captação de água da chuva em um edifício residencial multifamiliar em Presidente Médici - RO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Engenharia Ambiental) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021.
Resumo: O constante processo de urbanização e a exploração inadequada dos recursos hídricos podem levar a uma escassez quali-quantitativa da água. Nesse sentido, o aproveitamento das águas pluviais vem a corroborar como uma técnica de desenvolvimento sustentável para reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e consequentemente mitigar os impactos antrópicos ao meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou avaliar a viabilidade técnica e econômica da implantação de um sistema de captação de água da chuva para fins não potáveis em um edifício residencial multifamiliar localizado no município de Presidente Médici/RO. Através de uma série temporal de chuva de 24 anos (1991 a 2018) excluindo 4 anos da série, foram testados diferentes métodos para o dimensionamento do reservatório de água pluvial de acordo com a norma brasileira ABNT 15.527/07 (Rippl, Azevedo Neto, Prático Alemão e Simulação). Além do mais, a viabilidade econômica do investimento foi calculada através do método de payback simples. Os resultados, mostraram uma eficiência do sistema de 67,86% para um reservatório com volume ideal de 1m3 e área de captação de 130 m². O prazo de recuperação do capital investido foi de aproximadamente 15 anos e 7 meses. A viabilidade econômica se mostrou positiva, uma vez que o custo de construção do sistema de captação da água da chuva equivale a cerca de 1,5% dos custos gerais de construção do edifício residencial. Do ponto de vista ambiental o volume de 34,94 m3de água tratada não seria utilizado anualmente para fins menos nobres, como lavagem de calçadas e garagem, gerando uma economia financeira e ambiental considerável, sobretudo se a utilização de sistemas de captação da água da chuva for implementada em escala generalizada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Denardin da Rosa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3157
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC__FINAL.pdf768,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.