Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3159
Título: Avaliação da concentração de material particulado utilizando amostradores passivos de baixo custo
Autor(es): Oliveira, Dara da Cunha
Palavras-chave: Poluição atmosférica
Saúde humana
Qualidade do ar
Amostragem passiva
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Dara da Cunha. Avaliação da concentração de material particulado utilizando amostradores passivos de baixo custo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021.
Resumo: O material particulado (MP) é um componente atmosférico proveniente de ações antrópicas e naturais. As partículas que o compõe podem ser nocivas à saúde humana acarretando problemas agudos e crônicos. O objetivo deste trabalho foi estimar quantitativamente, por gravimetria, o particulado atmosférico sedimentado, no município de Ji-Paraná, pela metodologia de amostragem passiva. As coletas ocorreram em dois pontos, ponto A, no pátio da UNIR, e ponto B, próximo a BR, de grande movimentação veicular. Foi necessário desenvolver adaptações ao sistema do coletor ao decorrer do estudo. No geral, o valor máximo atingido foi de 5,4606 g m-2d-1e mínimo de 0,0029 g m-2d-1, ambos para o ponto B. Pode-se observar que na estação seca as concentrações foram mais elevadas apresentando mediana de 0,0453 g m-2d-1em relação à 0,0060 g m-2d-1para a estação chuvosa. Sugere-se continuidade à pesquisa de desenvolvimento de redes passivas para o monitoramento atmosférico, visto que no Brasil as cidades com monitoramento de poluição atmosférica são escassas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Orientador (a): Dra. Beatriz Machado Gomes
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3159
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Versao_Definitiva___Dara_da_Cunha_Oliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.