Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3160
Título: Prática docente: contribuição da fonoaudiologia educacional no desenvolvimento da compreensão leitora dos escolares de 3º ao 5º ano
Autor(es): Batista, Lidiane Tavares Pereira
Palavras-chave: Leitura
Compreensão leitora
Formação docente
Fonoaudiologia
Data do documento: 2021
Citação: BATISTA, L. T. P. Prática docente: contribuição da fonoaudiologia educacional no desenvolvimento da compreensão leitora dos escolares de 3º ao 5º ano. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, 2021.
Resumo: Ao longo de sua formação e crescimento a Fonoaudiologia foi influenciada por várias áreas científicas, tornando-a dinâmica e conquistando muitos campos de atuação, acompanhando os avanços científicos e tecnológicos relacionados à comunicação humana. Este estudo auxilia no despertar da compreensão e reflexão frente a importância de o fonoaudiólogo ter embasamento teórico sobre a formação e práticas educacionais do professor, pois as suas atribuições nas instituições de ensino possibilitam o melhor desenvolvimento das habilidades para a aprendizagem, principalmente o professor que lida diretamente com os escolares em processo de alfabetização. Considerando a importância do fonoaudiólogo no processo de formação docente e na atuação prática deste, tivemos como questão problematizadora: como o fonoaudiólogo educacional poderia contribuir na prática docente para melhor desenvolvimento da compreensão leitora dos escolares de 3º ao 5º ano? Inerente a esta questão, a pesquisa teve como objetivo considerar a contribuição do fonoaudiólogo educacional na formação docente quanto ao desenvolvimento da compreensão leitora em escolares de 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Como objetivos específicos pretende apresentar o histórico da fonoaudiologia no Brasil; compreender a função do fonoaudiólogo na educação; identificar a relação entre a formação docente e a fonoaudiologia; verificar o desempenho das habilidades de compreensão leitora dos escolares; e identificar as atribuições do fonoaudiólogo educacional junto a prática docente no processo de desenvolvimento da compreensão leitora dos escolares do 3º ao 5º ano. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que utilizou como procedimento metodológico uma pesquisa de campo por meio da aplicação de um protocolo de avaliação. A abordagem metodológica pautou-se em características quantitativa e qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos da mesma: descritiva-exploratória, baseado em Triviños (1987). Ao longo do texto foram utilizados autores de referência quanto a história da Fonoaudiologia e da especialidade (Fonoaudiologia Educacional), sem preocupar-se com pontos de convergência e divergência, visto que tínhamos poucas referências até o ano 2000. Dentre eles, destacamos Bittar (1991), Lagrotta, Cordeiro e Cavalheiro (1991), Pinto et al. (1991), Guedes (1991) e Ferreira (1991), por terem desenvolvido trabalhos fonoaudiológicos em instituições de ensino, Berberian (1995, 2007), Giroto (2001), entre outros que fizeram parte do início histórico da Fonoaudiologia na educação. Em se tratando da formação docente, a pesquisa teve como base Pimenta (2002), Silva (2003) Saviani (2009), Gatti (2009) e Faria (2018), e sobre a compreensão leitora e alfabetização na perspectiva pedagógica e fonoaudiológica, os autores Leffa (1996), Morais (1996, 2013), Solé (1998), Sanches (2000, 2008, 2012), Stothard (2004), Alliende e Condemarin (2005), Capellini (2009, 2014), Cunha (2009, 2010, 2012), Dehaene (2012) e Santos e Navas (2016); e, quanto a parceria Professor e Fonoaudiologia, destacamos Sacaloski, Alavarsi e Guerra (2000) por reunir assuntos específicos e pioneiros sobre o tema, além de estudos ligados a modelos de resposta à intervenção (RTI). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unir/RO, sob o protocolo de nº 4.300.633 aprovado em 25 de setembro de 2020. O instrumento utilizado para avaliar a compreensão leitora dos escolares foi o PROCOMLE (CUNHA; CAPELLINI, 2014), foram aplicados dois textos, um expositivo (E1) e outro narrativo (N1), de forma coletiva, e em dias alternados no mês de novembro de 2019. Participaram 138 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I de uma escola municipal do município de Porto Velho - RO, divididos em três grupos: GI (41 escolares do 3º ano), GII (52 escolares do 4º ano), GIII (45 escolares do 5º ano), na faixa etária média aproximada de 9, 10 e 11 anos, respectivamente. Conclui-se ao término dessa pesquisa que é preciso ampliar os conhecimentos científicos sobre a compreensão leitora daqueles que atuam na educação, identificando o real significado e a importância da sua definição na busca do sucesso no processo ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. O fonoaudiólogo dentro de suas atribuições no âmbito escolar pode auxiliar nesse processo, buscando em parceria com o professor e construindo coletivamente estratégias facilitadoras de apredizagem.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3160
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_LIDIANE_TAVARES_PEREIRA_BATISTA.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.