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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3161
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Jaqueline Regina Paes | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-01T13:20:36Z | - |
dc.date.available | 2021-06-01T13:20:36Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, J. R. P. O estado do conhecimento das produções científicas stricto sensu em psicologia sobre jovens universitários (2008-2017). 168f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3161 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Profª Drª Lilian Caroline Urnau. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como como objetivo analisar e sistematizar os estudos realizados sobre jovens no ensino superior a partir da produção discente da Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, dos anos de 2008 a 2017. Consistiram objetivos específicos da pesquisa: mapear as produções de pós-graduação sobre jovens universitários; analisar as temáticas abordadas na produção acadêmica, no sentido de verificar as principais tendências nas pesquisas; analisar os principais referenciais teóricos que subsidiaram e sustentaram tais estudos; descrever as principais abordagens metodológicas, tipos de estudo e análises das pesquisas que tratam da temática jovens universitários. O procedimento metodológico baseou-se no estado do conhecimento, sendo a coleta de dados feita no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Inicialmente foram identificados 888 trabalhos, dos quais 78 estavam relacionadas com a temática de jovens universitários, sendo 62 dissertações e 16 teses. Primeiramente os dados foram analisados quantitativamente, sendo categorizados por: a) região, b) instituição, c) ano de defesa, d) perspectiva teórica, e) tipos de pesquisa, f) procedimentos metodológicos. Posteriormente, realizou-se uma análise qualitativa das principais temáticas abordadas, à luz do referencial da Psicologia sócio histórica. Como resultados, verificou-se que prevalecem os estudos na região sudeste, com quase 50% do total; bem como há um incremento da produção nos últimos cinco anos, em que o período apresenta 69,23% do total de trabalhos. No que se refere a perspectiva teórica prevalecem estudos relacionados ao materialismo histórico e dialético, com 24,38%, e trabalhos sem tal especificação também com 24,38 do total. Metodologicamente o maior número de pesquisas é realizada com procedimentos qualitativos (56,41%). A análise qualitativa permitiu visualizar os temas que a Psicologia tem abordado nas pesquisas sobre jovens universitários. Foram classificados 10 trabalhos relativos à validação de instrumentos de avaliação psicológica; 17 sobre temas relacionados à saúde do jovem estudante, tais como: saúde física, saúde mental, sexualidade e consumo de drogas/comportamento de risco; 17 sobre jovens participantes de políticas/programas de acesso e permanência no ensino superior, entre as quais a inclusão de pessoas com deficiência, as ações afirmativas para negros, indígenas e para jovens pobres; 28 sobre formação e vivências no ensino superior, nos subtemas: processos de ensinar e aprender, relações interpessoais, significações sobre o ensino superior, representações sobre violência e bullying, participação política/organização estudantil, projeto de vida e inserção profissional, constituição do psiquismo/formação de si; e, por último, 6 outros trabalhos foram categorizados como temas diversos, não diretamente relacionados ao ensino superior. Embora a visão psicologizada e patologizada tradicional sobre os jovens e os processos de formação predomine nos estudos sobre o ensino superior, aproximadamente 30% das teses/dissertações selecionadas abordam tais questões sob enfoques críticos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-06-01T12:08:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Jaqueline Paes.pdf: 1960731 bytes, checksum: 24a85719eb0959bf7601df53cd6f40fa (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jovens universitários | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes universitários | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.title | O estado do conhecimento das produções científicas stricto sensu em psicologia sobre jovens universitários (2008-2017) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Jaqueline Paes.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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