Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3164
Título: Tratamento de efluente de laticínio para produção de biogás: uma abordagem para a sustentabilidade
Autor(es): Gotardi, Anderson Rafael da Silva
Palavras-chave: Laticínios
Biogás
Aproveitamento enérgico
Data do documento: 2021
Citação: GOTARDI, Anderson Rafael da Silva. Tratamento de efluente de laticínio para produção de biogás: uma abordagem para a sustentabilidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021.
Resumo: A indústria leiteira no Brasil cresceu cerca de 350% desde a década de 70 até o ano de 2011, provocando uma apreensão quanto a fatores ambientais não renováveis relacionados à produção de lácteos bem como, no descarte de materiais gerado. Nesse contexto, este trabalho tem a finalidade de quantificar a produção de biogás em uma lagoa anaeróbica apontando o potencial oriundo dos efluentes das indústrias lácteas, mostrando panorama energético voltado ao setor do biogás e analisando a implantação de um sistema de pequena escala para captação e sua aplicação dentro da indústria fazendo uma abordagem para sustentabilidade. Com o aproveitamento do biogás é possível a utilização como fonte energética, uma das alternativas para a diminuição dos impactos gerados pela indústria, o gás metano, que é incolor e altamente combustível, e não produz fuligem,pode ser captado através de biodigestores e empregado na geração de calor e energia elétrica A partir do desenvolvimento do biodigestor, percebe-se que a ideia é viável, pois reduz a carga orgânica, o custo operacional com matéria-prima e, consequentemente, os danos no meio ambiente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Orientador: Prof. Dr. Alberto Dresch Webler
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3164
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Anderson_Gotardi.pdfTrabalho de Conclusão de Curso691,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Trabalho de Conclusao de Curso - TCC.pdfAta de Aprovação169,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.