Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3171
Título: Espaço urbano e políticas públicas: análise do sistema de abastecimento de água de Humaitá (Amazonas)
Autor(es): Castro, Edgar Henrique de
Palavras-chave: Espaço urbano
Políticas públicas
Abastecimento de água
Município de Humaitá
Data do documento: 2018
Citação: CASTRO. E. H. de. Espaço urbano e políticas públicas: análise do sistema de abastecimento de água de Humaitá (Amazonas). 2018. 124f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: O presente estudo tem como foco central a análise do sistema de abastecimento de água no espaço urbano de Humaitá, interior do estado do Amazonas, elencado com abordagens que circundam o âmago da pesquisa, como: a formação do espaço urbano na Amazônia; o saneamento básico no Brasil e na cidade de Humaitá; a eletricidade como suporte técnico para o sistema de abastecimento de água; as políticas públicas na gestão do segmento e a sociedade humaitaense no processo supramencionado. A proposta da pesquisa está ancorada na problemática de como uma cidade ribeirinha na Amazônia pode experimentar a falta de água, haja vista que a localidade desfruta de uma capacidade de suporte natural abundante. O estudo contextualiza a formação da paisagem urbana na Amazônia brasileira, ponderando as transformações do espaço urbano mediante aos anseios econômicos e políticos até a origem do município de Humaitá, a partir de sua gênese como cidade ribeirinha decorrente do Ciclo da Borracha, dos seus tempos áureos até colapso socioeconômico do município. Desta forma, este trabalho traz em seu bojo a discussão do espaço urbano humaitaense associado ao abastecimento de água da área urbana, onde considera a problemática de âmbito nacional para o local, assim como a inserção de políticas públicas para o saneamento básico no Brasil e a situação do Estado do Amazonas. A pesquisa se apoia no método qualitativo e quantitativo sobre o problema da intermitência de água e a pouca vazão na rede de abastecimento, nos 13 bairros da cidade, com o propósito de compreender como uma cidade ribeirinha na Amazônia pode experimentar a falta de água, haja vista que a localidade desfruta de uma capacidade de suporte natural abundante. Deste modo, descreve os objetos técnicos para execução do serviço, além de averiguar os dados de cunho social, como o grau de satisfação com a prestação do serviço da Companhia Humaitaense de Águas e Saneamento Básico, bem como o emprego da energia elétrica que está inserida no conjunto técnico para o segmento supramencionado. Desta forma foi possível mapear a área urbana com maior grau de insatisfação referente ao serviço de abastecimento de água e eletricidade, à vista disso, a maioria da população, aproximadamente 80%, está satisfeita com o sistema de abastecimento da cidade de Humaitá, uma vez que entende que o cerne do problema é a intermitência de eletricidade, que a propósito é insumo para as bombas d’águasl para a captação da água dos 28 poços rasos espalhados pela cidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gilson da Costa Silva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3171
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO___EDGAR_HENRIQUE.pdf4,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.