Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3177
Title: Geografia e violência: espacialização do crime e vetores da violência urbana em Porto Velho - Rondônia
Authors: Silva, Robinson Brancalhão da
Keywords: Violência
Vetores de violência
Issue Date: 2018
Citation: SILVA, R. B. da. Geografia e violência: espacialização do crime e vetores da violência urbana em Porto Velho - Rondônia. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Abstract: A presente dissertação propôs uma investigação dos ambientes onde ocorrem condutas violentas e criminosas na cidade de Porto Velho-RO, intencionando identificar, analisar e descrever, se de fato determinados ambientes facilitam o cometimento de condutas delituosas, representando tais ambientes em mapas utilizando como ferramenta as analises criminais e as geotecnologias. Porto Velho-RO é a capital do país com maior extensão territorial, aproximadamente 34 mil km quadrados e a única que faz fronteira com um país estrangeiro, o que coloca a capital do Estado de Rondônia na rota do tráfico de drogas e armas. Responsável por aproximadamente 40% dos registros criminais do Estado de Rondônia é a na capital Porto Velho que esta pesquisa se formulou, neste sentido a pergunta norteadora do trabalho é se há ambiente urbano da Capital Rondoniense que oferece facilidades para a prática da violência e de crimes? Quais são estes ambientes e quais os delitos com maior incidência? Há alguma relação entre estes ambientes, quando são os mesmos delitos praticados em locais diferentes? A pesquisa buscou na geografia um aporte cientifico para compreender as especificidades do fenômeno criminal, sendo o espaço construído pelo crime através das ações infringidas na capital do Estado de Rondônia de grande relevância. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa em bancos de dados oficiais, documentos públicos, como Boletins de Ocorrência Policial, visitas no campo in loco, entrevistas e pesquisas bibliográficas. Como categoria de análise o estudo se estribou no espaço como sendo o ambiente onde ocorrem as condutas, na criminalidade e na violência, para viabilizar a espacialização e possibilitar a demonstração destes ambientes buscando sempre identificar se há similaridades.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Josué da Costa Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3177
Appears in Collections:PPGG/PVH - Mestrado em Geografia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_ROBINSON_BRANCALHAO.pdf9,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.