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Título: Patriotismo urbano e “marketing” na cidade de Rio Branco - AC: ações do estado e promotores imobiliários nos governos da Frente Popular-FPA
Autor(es): Mendonça, Janete Farias
Palavras-chave: Mercado imobiliário
Rio Branco - Acre
Marketing
Patriotismo urbano
Data do documento: 2019
Citação: MENDONÇA, J. F. Patriotismo urbano e “marketing” na cidade de Rio Branco - AC: ações do estado e promotores imobiliários nos governos da Frente Popular-FPA. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2019.
Resumo: A pesquisa faz uma análise da produção do espaço urbano em Rio Branco idealizada pelo poder público e pelo capital imobiliário ao longo de quase duas décadas. Rio Branco começa a ter as primeiras obras de reforma urbana na década de 1920, na administração de Hugo Carneiro (1927-1930). Nas décadas seguintes a política urbanística é “moderada” devido ao contexto da Batalha da Borracha, quando a maioria dos recursos que vinham para o Território era investida no campo. Passado esse período, nas gestões posteriores o olhar é voltado para as questões de urbanização e tem-se uma continuação dessa política. No entanto, essas políticas de reforma urbana se intensificaram mais a partir de 1999 quando a FPAPT chega ao Executivo Estadual e realiza a construção e revitalização de vários espaços públicos. Inicialmente as obras estavam relacionadas à comemoração do Centenário do Acre (1903-2003) e foram lançadas com o intuito de firmar uma identidade acreana e o sentimento de pertencimento nas pessoas com o patriotismo urbano. Tais medidas provocaram a aceitação na população a ponto de eleger o mesmo partido PT por quase duas décadas, mesmo com tantos descasos público em diversos segmentos. Outra característica marcante do governo do Acre foi ao sentido de criar condições gerais de desenvolvimento como aprovação da lei municipal de parcelamento do solo que favorece apenas a classe hegemônica. O objetivo geral da pesquisa é analisar as obras de reforma urbana na cidade de Rio Branco, no período de 1999 a 2017 enquanto processo transformador do espaço da cidade e como preparador de ações para atuação dos agentes imobiliários. Deste modo, é tido como fonte de partida às ações (urbanísticas) em curso implementadas pelo Governo nas últimas duas décadas e, a construção de moradia de alto status, como condomínios e loteamentos fechados que tem crescido na cidade mesmo sem ter uma legislação própria. Os procedimentos metodológicos tiveram o intuito de captar as transformações que estão ocorrendo na cidade, no que diz respeito às ações estatais que preparam a cidade para o mercado imobiliário e, a ação do mercado imobiliário que ao receber apoio do poder público nas legislações municipais tem tido uma oportunidade de expandir esse mercado na cidade. Para tanto foi feito levantamento bibliográfico para dá suporte teórico a pesquisa; consultas no site do Governo; dados de disponibilizados pela prefeitura; entrevista com profissionais do setor imobiliário e outros. Destarte, como resultado da pesquisa foi constatado que o estado e os promotores imobiliários têm transformado a imagem da cidade ao longo dos anos, o primeiro através das revitalizações e o segundo mediante a construção e parcelamento do solo dos condomínios e loteamentos fechados.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Geografia. Orientadora: Profª. Drª. Maria Madalena de Aguiar Cavalcante; Coorientadora: Profª. Drª. Maria de Jesus Morais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3181
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