Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3189
Título: Memórias e saberes do povo Oro Waram Ka' Piyim An Het Xine, Ka' Kromikat Nexi, Ka' Peho Nain Winaxi
Autor(es): Waram, Francisco Oro
Palavras-chave: Povo Wari’
Oro Waram
Sabedores tradicionais
Data do documento: 2019
Citação: WARAM. F. O. Memórias e saberes do povo Oro Waram Ka' Piyim An Het Xine, Ka' Kromikat Nexi, Ka' Peho Nain Winaxi. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2019.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa concentrou-se na aldeia Lage Velho, Terra Indígena Igarapé Lage, localizada no Município de Guajará-Mirim, Rondônia – Brasil. A pesquisa foi realizada, a partir de relatos e entrevistas com sabedores e sabedoras tradicionais do povo Wari’ do subgrupo Oro Waram, também foram registrados os principais problemas de sobrevivência enfrentados pelos ancestrais do povo Wari’desde os tempos imemorais. Além disso, foram levantados os problemas e as consequências do contato causado pela sociedade não indígena até os dias atuais. As principais referências desta pesquisa são as anciãs tradicionais que viveram e presenciaram, naquela época, em que os seus pais estavam vivos e foram contados pelos seus pais vários lendas e mitos que fizeram parte do histórico das origens do povo Wari’ e durante estes períodos que aprofundaram o tema dessa pesquisa nos seus olhares como sabedores das suas histórias, também terão por base VILAÇA (2006) e LIMA DE SOUSA (2009). O método qualitativo da pesquisa de campo foi realizado no período de novembro de 2016 a novembro de 2018, com a participação de cinco professores indígenas que nos apoiaram durante a pesquisa de campo. Os resultados da pesquisa mostram a origem do Wari’ do subgrupo Oro Waram, Oro Mon e Oro Waram Xiyein sendo importante na preservação da história dos Wari. Os conhecimentos tradicionais dos sabedores foram registrados nesta dissertação que esclarece o processo de origem e manutenção de ritos e valores culturais e morais do povo Wari’.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Josué da Costa Silva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3189
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_do_Francisco_Oro_Waram.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.