Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3193
Título: Dimensões geográficas dos saberes e práticas das benzedeiras/ores nos cuidados em saúde em Porto Velho/RO
Autor(es): Delani, Daniel
Palavras-chave: Modernidade
Medicina tradicional
Processo saúde-doença
Data do documento: 2019
Citação: DELANI, D. Dimensões geográficas dos saberes e práticas das benzedeiras/ores nos cuidados em saúde em Porto Velho/RO. 2019. 184 f. Tese (Doutorado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2019.
Resumo: O discurso da modernidade estrutura e molda o espaço dos indivíduos na sociedade. Está embasado no caráter de ruptura, na imposição do novo e na pretensão de alcançar a totalidade. Assim, como justificar a permanência da Medicina Tradicional nos dias atuais? No amplo e complexo universo desta medicina tradicional, nesta pesquisa, privilegiou-se o ofício das benzedeiras/ores. O objetivo principal foi identificar e analisar as dimensões geográficas dos saberes e práticas populares de cuidados em saúde, utilizados na cidade de Porto Velho/RO, por essas protagonistas tradicionais, as benzedeiras/ores. Para melhor compreensão do objeto de estudo, foram contemplados nestas análises as intercessoras/ores (protagonistas modernos), atores-sociais que também utilizam a reza e a oração como ferramenta terapêutica, capaz de promover a cura para enfermidades que afetam o estado de saúde dos indivíduos. Definiu-se pelo método de investigação indutivo e a metodologia de interpretação adotada foi o estruturalismo. A coleta de dados aconteceu, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas com os protagonistas e os representantes-chaves para solução do problema. As técnicas de análise de discurso e análise de conteúdo também foram empregadas. A linha norteadora está baseada no pensamento de Michel Foucault em relação à constituição da sociedade moderna (2005; 1999; 1996; 2010). A categoria de análise geográfica escolhida foi o espaço, na perspectiva de Claval (1979; 2011a), Bollnow (2008) e Dardel (2011). Os resultados demonstram que as alterações impostas pelo fenômeno da modernidade afetaram o indivíduo, o modo de sua existência e a forma com que esses protagonistas desenvolvem suas práticas. A tese revelada por meio desta pesquisa é a de que o regime disciplinar tem favorecido de forma gradativa e sútil o surgimento de novos protagonistas na sociedade moderna para o ofício da reza e da oração, fazendo com que as benzedeiras/ores sejam lançadas em um espaço à margem deste corpo social. Conclui-se que para a inserção e o devido reconhecimento da medicina tradicional e seus protagonistas na sociedade moderna, é necessário o desenvolvimento de políticas públicas de saúde especiais para esse fenômeno. As terapias alternativas, apesar de não terem comprovação científica, seguramente trazem esperança, conforto espiritual e bem-estar aos enfermos.
Descrição: Tese de Doutorado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Doutor em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Francisco de Assis Mendonça.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3193
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DELANI._D._Tese.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.