Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3195
Título: Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA: um estudo com pessoas acima de 60 ANOS
Autor(es): Santos, Luciane Rosa dos
Palavras-chave: Evasão Escolar
EJA - Educação de Jovens e Adultos
Pessoa Idosa
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, L. R. Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA: um estudo com pessoas acima de 60 ANOS. 2020. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores que levam a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos-EJA, considerando para tanto, a pessoa idosa, ou seja, acima de 60 anos de idade. Dessa forma, o estudo avança para a contextualização histórica da educação e da EJA no Brasil, possíveis dificuldades enfrentadas, processos e métodos de Alfabetização. Também apresenta leis que amparam essa modalidade de ensino, e como o idoso está sendo inserido. Trata-se de uma revisão de literatura, com base teórica em autores como: Freire (1967, 1981); Saviane (2007); Aranha (2006); Paiva (2003); Piconez (2010); Neri (2005) entre outros; pesquisas feitas em sites e reforçada com relato de experiência realizada em uma instituição de Ariquemes entre o período de 2018 a 2020. Com isso entende-se que é preciso pesquisar a história da educação popular, para compreender desde o início a história da educação de jovens e adultos, e abrir um leque para se chegar a educação da pessoa idosa, compreendendo assim os motivos pela evasão escolar dessa faixa etária, entendendo, que não há uma pedagogia voltada especificamente para eles, pois, estudos apontam que o idoso de hoje, busca cada dia mais qualidade de vida, as estatísticas mostram que a expectativa de vida é cada vez maior, o que faz o número aumentar gradativamente, tornando assim necessário, uma atenção especial que alcance as pessoas dessa idade, com políticas públicas de educação voltadas diretamente a essa faixa etária. Por meio de pesquisas, percebe-se que essa modalidade de ensino, ao longo de sua trajetória, teve altos e baixos, pois as vezes as políticas públicas investem nessa modalidade de ensino, mas nem sempre com êxito, principalmente quando se trata da inserção de idosos. Os resultados dessa pesquisa, mostraram que o motivo de evasão escolar de idosos, não se difere tanto das outras classes de alunos, a não ser pela dificuldade física, inerente a idade, os motivos decorrentes são os mesmos: dificuldade de acompanhar a metodologia utilizada, conciliar trabalho e escola, entre outros. O que torna possível dar uma atenção especial a pessoas nessa faixa etária.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Me. Regina Aparecida Costa
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3195
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANE ROSA DOS SANTOS.pdf657,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.