Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3197
Título: Viabilidade técnica e econômica da captação de águas de chuva para uso em sanitários: um estudo de caso da UNIR, Campus Ji-Paraná
Autor(es): Sityá, Lucas Vazquez
Palavras-chave: Precipitação
Demanda
Captação
Eficiência
Reservatório
Data do documento: 2021
Citação: SITYÁ, Lucas Vazquez. Viabilidade técnica e econômica da captação de águas de chuva para uso em sanitários: um estudo de caso da UNIR, Campus Ji-Paraná. 2021. Dissertação (Mestrado Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021.
Resumo: A utilização de técnicas de aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis vem crescendo, uma vez que possibilita a economia de água potável e recursos financeiros. Além de contribuir para a redução do despejo de águas pluviais, uma vez que esse ficará retido em um reservatório e será utilizado para outros fins. O objetivo desse estudo foi avaliar a viabilidade técnica e econômica da implantação de um sistema de captação e armazenamento de águas pluviais a ser utilizado nos sanitários da Universidade Federal de Rondônia/Campus Ji-Paraná (UNIR/JP), bem como seu respectivo projeto hidráulico. Foi realizada a quantificação da demanda de água para os sanitários da UNIR/JP, por meio de dados de consumo de água tratada fornecidos pela Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia (CAERD), o número de usuários das dependências da UNIR (servidores da UNIR/JP, técnicos, discentes e terceirizados) retirados da Secretaria da controle acadêmico e diretoria de recursos humanos da UNIR, o levantamento das áreas de captação, além da quantificação da oferta de água pluvial obtida junto a Agência Nacional de Águas (ANA). Tais informações possibilitaram o dimensionamento do sistema de aproveitamento da água das chuvas realizado por meio do uso do Método da Simulação, sendo possível atestar a eficiência do sistema. Devido a distância entre as edificações, a universidade foi dividida em três regiões, sendo estas: UNIR 1, UNIR 2 e UNIR 3. Como resultado da aplicação do Método da Simulação foram obtidas as capacidades de três reservatórios com volume de 10 m³, apresentando eficiências aproximadas de 44%, 44% e 60%, respectivamente. Definida a eficiência do sistema e dimensionados os projetos de captação e hidráulico foi possível realizar o orçamento para a implementação de todo o sistema através do PaybackSimples que indicou o tempo de retorno financeiro de 4 anos e 6 meses. Assim foi possível verificar que esse estudo é de suma relevância, tanto para a diminuição do gasto de água na utilização das peças sanitárias, quanto como modelo a ser seguido por outras instituições de ensino.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção de título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos. Orientador: Prof. Dr. Igor David Da Costa. Coorientadora: Profª Drª Ana Lúcia Denardin Da Rosa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3197
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Versao_Lucas_Sitya__1_.pdfDissertação4,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Dissertacao__3_.pdfProduto30,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.