Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Suelen Torres | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T20:20:41Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T20:20:41Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Suelen Torres. O uso da língua de sinais no processo ensino-aprendizagem de alunos surdos no ensino fundamental em uma escola municipal de Ariquemes - Ro. 2021. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3199 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Hugo Athanasios Fotopoulos. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de alfabetização dos surdos numa perspectiva bilingue nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta como objetivos específicos: Descrever o percurso histórico da educação de surdos; identificar como ocorre o uso da língua de sinais no processo ensino-aprendizagem de alunos surdos no ensino fundamental em uma escola municipal de Ariquemes; verificar se a escola está preparada para oferecer ou ensinar essa modalidade com qualificação profissional. A pesquisa, em um primeiro momento, foi de caráter bibliográfico que proporcionou a análise de referenciais teóricos permitindo o conhecimento prévio sobre as questões levantadas. Em um segundo momento foi realizado pesquisa de campo para a coleta dos dados necessários para a efetivação do estudo, através de entrevistas com o público-alvo. Após a análise dos dados observou-se que o corpo docente ainda não está preparado para lidar com pessoas surdas, assim como o corpo discere, falta muitas habilidades e aplicabilidade da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS na escola como uma disciplina que desenvolva a evolução social entre professor e alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Monteiro (fernanda.monteiro@unir.br) on 2021-06-10T20:19:56Z No. of bitstreams: 1 SUELEN_LOPES_TORRES.pdf: 13596573 bytes, checksum: 8ea9cbfdb5795ac6c9f554615a67a965 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Monteiro (fernanda.monteiro@unir.br) on 2021-06-10T20:20:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SUELEN_LOPES_TORRES.pdf: 13596573 bytes, checksum: 8ea9cbfdb5795ac6c9f554615a67a965 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-10T20:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SUELEN_LOPES_TORRES.pdf: 13596573 bytes, checksum: 8ea9cbfdb5795ac6c9f554615a67a965 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | capacitação - língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Libras | pt_BR |
dc.title | O uso da língua de sinais no processo ensino-aprendizagem de alunos surdos no ensino fundamental em uma escola municipal de Ariquemes - Ro. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SUELEN_LOPES_TORRES.pdf | 13,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.