Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3201
Título: Compostos bioativos em bacaba e pupunha: uma revisão
Autor(es): Cardoso, Danielle Soares dos Santos
Palavras-chave: Oenocarpus bacaba
Oenocarpus distichus
Bactris gasipaes
Frutos amazônicos
Antioxidante
Data do documento: 2021
Citação: CARDOSO, Danielle Soares dos Santos. Compostos bioativos em bacaba e pupunha: uma revisão. 2021, 32 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2021.
Resumo: Os antioxidantes são substâncias que quando presentes em baixas concentrações em comparação com a de um substrato oxidável, retarda ou inibe significativamente a oxidação desse substrato. Tendo em vista que o estresse oxidativo pode causar diversos distúrbios neurológicos e patológicos nos seres vivos, tem-se associado o consumo de frutas com alto teor de antioxidantes com a diminuição do desenvolvimento de diversas doenças. Estudos envolvendo a composição fitoquímica dos frutos das espécies nativas da Amazônia podem promover sua valorização e benefício. Neste trabalho, foram reunidas informações sobre compostos bioativos e capacidade antioxidante de bacaba e pupunha, com base em resultados de pesquisas já publicadas nos últimos anos. Observou-se que os solventes de extração dos compostos antioxidantes variam, sendo usado principalmente metanol. A capacidade antioxidante avaliada por distintos ensaios apresentou correlação com a composição fitoquímica dos frutos, cujo principal grupo presente é o de compostos fenólicos. Foram identificados em bacaba-de-leque a cianidina 3-O-rutinósido e o ácido clorogênico. Na bacaba, a catequina, a epicatequina e derivados de quercetina e a ramnetina se mostraram presentes. Nos estudos avaliados, não houve a identificação dos compostos da pupunha. São necessárias mais pesquisas em relação a atividade antioxidante, identificação de ácido ascórbico, antocianinas e flavonoides nos frutos bacaba e pupunha. A bacaba e a pupunha necessitam ser mais exploradas e, principalmente, estudos com o isolamento dos compostos bioativos destes frutos e aplicação em alimentos industrializados são oportunidades que devem ser consideradas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof.ª Dra. Gisele Teixeira de Souza Sora.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3201
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01_TCC_Danielle_Soares.pdfTrabalho de Conclusão - Cardoso, Danielle Soares dos Santos801,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.