Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3202
Título: Métodos de extração de pectina: uma revisão
Autor(es): Campos, Natália Alves
Palavras-chave: Rendimento
Grau de Metoxilação
pH
Temperatura
Tempo
Data do documento: 2021
Citação: CAMPOS, Natália Alves. Métodos de extração de pectina: uma revisão. 2021, 40 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2021..
Resumo: As pectinas possuem uma cadeia estruturalmente complexa, consistindo principalmente de ácido galacturônico e outros açúcares neutros nas cadeias laterais e estão presentes em vários tecidos vegetais e desempenhando várias funções estruturais e funcionais. A aplicação das pectinas na indústria alimentícia é muito versátil e pode ser utilizada em diversos produtos devido às suas propriedades de gelificação, espessamento e estabilização. Os métodos de extração de pectina de matérias-primas vegetais têm sido sucessivamente empregados e aprimorados com outras tecnologias para melhorar o rendimento e a qualidade das pectinas. Além disso, recentemente, um grande número de fontes alternativas de vegetais tem sido usado para extrair esse aditivo alimentar. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão da literatura mostrando os principais métodos de extração da pectina, suas características e os rendimentos encontrados, mostrando também as diferentes fontes de vegetais utilizadas para a obtenção da pectina. Em todos os métodos analisados notou-se que os parâmetros e os métodos aplicados na extração de pectina influenciam diretamente no seu rendimento, qualidade e função tecnológica, portanto devem ser adequados para o tipo de matéria-prima utilizada, com o intuito de reduzir ou evitar que ocorra danos na estrutura química das pectinas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Profa. Dra. Gabrieli Oliveira Folador
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3202
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01_TCC_Natalia_Campos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Campos, Natália Alves517,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.