Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3203
Título: Abordagem dos aspectos tecnológicos, nutricionais e de consumo em produtos de panificação adicionados de farinhas de frutos da região amazônica e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)
Autor(es): Dias, Thayoná Ghabrielle Guimarães
Palavras-chave: Plantas alimentícias não convencionais
Glúten
Frutos amazônicos
Produtos de panificação.
Data do documento: 2021
Citação: DIAS, Thayoná Ghabrielle Guimarães. Abordagem dos aspectos tecnológicos, nutricionais e de consumo em produtos de panificação adicionados de farinhas de frutos da região amazônica e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). 2021, 72 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2021.
Resumo: Cerca de 1% da população global apresenta uma enfermidade causada por uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, denominada doença celíaca (DC), e que vem merecendo grande destaque em produções bibliográficas devido aos casos reportados. Esse percentual gerou um grande movimento mercadológico, principalmente na indústria de panificação. Aliado a este mercado em potencial de celíacos, muitas pessoas sem enfermidades passaram a consumir produtos sem glúten, sendo cada vez maior a procura por alimentos mais saudáveis e aproveitamento de matérias-primas anteriormente somente reconhecidas regionalmente, como os frutos da região amazônica e as plantas alimentícias não convencionais. Esta revisão de literatura teve como objetivo levantar informações, em base de dados nacionais e internacionais, sobre produção de pães, bolos e biscoitos sem glúten, com a adição de farinhas de frutos da região amazônica (especificamente tucumã, pupunha e babaçu) e farinhas de plantas alimentícias não convencionais (Ora-Pro-Nóbis) substituindo a farinha de trigo na sua composição, com ênfase nos aspectos tecnológicos e nutricionais, e analisando as características sensoriais desses produtos. O procedimento de coleta de dados para a pesquisa foi realizado através da pesquisa bibliográfica utilizando materiais científicos já publicados, como livros, artigos, teses, textos eletrônicos em bancos de dados: Scielo, SCOPUS, Web of Science, Science Direct e Google Acadêmico, publicados nos idiomas inglês e português. Os termos utilizados foram frutos amazônicos, trigo, glúten, PANC. A partir da pesquisa bibliográfica, foi possível concluir que farinhas obtidas de frutos amazônicos e plantas alimentícias não convencionais tem grande potencial na produção de alimentos como pães, bolos e biscoitos, principalmente em relação ao incremento do teor de fibras alimentares, proteínas, minerais. Além disso, a adição dessas farinhas alternativas facilita o acesso de pacientes celíacos ou com intolerância ao glúten aos produtos comuns da alimentação cultural, com qualidade tecnológica e nutricional adequada, contribuindo para maior adesão à dieta específica e melhorando a qualidade de vida desses indivíduos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: : Profa. Dra. Tânia Maria Alberte.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3203
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01_TCC_Thayona_Dias.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Dias, Thayoná Ghabrielle Guimarães.1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.