Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3205
Título: Aptidão física relacionada à saúde entre estudantes praticantes e não praticantes de judô
Autor(es): Neves, Handerson Carvalho
Palavras-chave: Aptidão física
Saúde
Judô
Data do documento: 2019
Citação: NEVES, H. C. Aptidão física relacionada à saúde entre estudantes praticantes e não praticantes de judô. 2019. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Este estudo objetivou avaliar o nível de aptidão física entre escolares praticantes e não praticantes de judô, do município de Porto Velho - RO. A amostra foi composta por 38 escolares entre 12 e 17 anos de idade, os participantes da pesquisa que não praticam judô são do Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga e o segundo grupo pratica judô no Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Avaliou-se a composição corporal (IMC), resistência cardiorrespiratória (corrida/caminhada dos 6 minutos), resistência muscular localizada (abdominais em 1 minuto), flexibilidade (sentar e alcançar), força explosiva dos membros inferiores (salto horizontal) e resistência dos membros superiores (flexões de cotovelo em 1 minuto). Os resultados evidenciaram que os alunos que praticam judô (G1) possuem as variáveis de aptidão física estatisticamente satisfatórios, enquanto os alunos que não tem acesso a essa modalidade esportiva (G2) apresentaram resultados negativos em todos os testes, com exceção da flexibilidade. De modo geral, concluise que a prática regular e bem estruturada do judô influencia positivamente nos níveis de aptidão física relacionada à saúde entre os praticantes, e que se essa modalidade for inserida nas escolas de forma responsável, teremos escolares fisicamente mais saudáveis, sugerindo a necessidade de projetos que envolvam a prática esportiva na escola.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título gradução superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Ramón Núnêz Cárdenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3205
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia___Handerson_Carvalho_Neves.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.