Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3206
Título: Aptidão física relacionada à saúde e agravos músculoesquelética em praticantes e não praticantes de dança clássica e moderna
Autor(es): Euzébio, Karolaine Magalhães
Palavras-chave: Aptid
Agravos músculo-esqueléticos
Bailarinas
Data do documento: 2019
Citação: EUZÉBIO, K. M. Aptidão física relacionada à saúde e agravos músculoesquelética em praticantes e não praticantes de dança clássica e moderna. 2019. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Esta monografia é resultado de uma pesquisa desenvolvida para conclusão do curso de licenciatura em Educação Física sendo desenvolvida a partir da necessidade de investigar o nível de aptidão física relacionados à saúde e agravos músculo-esqueléticos em praticantes e não praticantes de dança clássica e moderna. O objetivo geral desta investigação foi verificar o nível de aptidão física e os agravos músculo-esqueléticos em escolares praticantes e não praticantes de Balé e Jazz na faixa etária de 12 a 17 anos. Para o desenvolvimento do estudo, o presente trabalho trata-se de uma proposta de estudo de campo transversal de abordagem quantitativa. Os dados coletados durante a pesquisa foram tabulados e interpretados levando em consideração a fundamentação teórica deste trabalho. Os resultados obtidos nesse estudo demonstraram que as escolares praticantes de balé clássico apresentam menor escore relacionado ao peso corporal (PC) e ao índice de massa corporal (IMC), significativamente inferior as outras variáveis, mostrando níveis melhores relacionados à saúde. Em relação aos agravos, as escolares praticantes simultaneamente de Balé e Jazz e aquelas que não praticam nenhuma atividade física sistemática fora do ambiente escolar apresentaram valores maiores de Agravos. Apesar dos agravos, a pratica regular de dança provocou nas praticantes melhoras no nível de saúde, constatou-se então, que as aulas devem ser planejadas visando diminuição desses agravos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Me. Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3206
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_KAROLAINE__M_EUZEBIO.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.