Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3207
Title: Acidentes e primeiros socorros nas aulas de educação física
Authors: Furtado, Natália da Silva
Keywords: Acidente
Primeiros socorros
Educação física
Issue Date: 2017
Citation: FURTADO, N. S. Acidentes e primeiros socorros nas aulas de educação física. 2017. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Abstract: Nas aulas de Educação Física os alunos executam movimentos ou atividades nas quais podem ocorrer vários tipos de acidentes, sejam por uso indevido de materiais, aparelhos, vestimenta ou mesmo o contato físico. O professor de educação física precisa estar preparado para atuar com os primeiros socorros em suas aulas. O objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento e atuação dos professores de educação física das escolas municipais da zona sul de Porto Velho RO sobre primeiros socorros. A amostra foi constituída por 15 professores de Educação Física de 15 escolas da zona sul de Porto Velho, sendo 10 professores do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com idade média de 44 anos. O questionário utilizado foi o de Pimentel Maia (2011). Os resultados obtidos com relação as principais causas de acidentes foram: 53% por desequilíbrio e espaço físico inadequado, 27% por não utilização de tênis e 13% por choque físico. 73% dos professores entrevistados responderam que já tiveram acidentes com os alunos em suas aulas, 85% mencionaram cortes e escoriações como acidentes mais frequentes. Quando questionados sobre os procedimentos adotados 53% realizam os primeiros socorros na própria escola, 27% encaminham ao HPS e 13% acionam os bombeiros. Com relação aos conhecimentos de primeiros socorros 60% responderam ter um bom nível de conhecimento, 27% regular e apenas 13% responderam ruim. 86% se consideram capaz de atuar nos acidentes de suas aulas, 80% afirmaram possuir conhecimentos sobre técnicas em primeiros socorros e 100% relataram ter cursado a disciplina de primeiros socorros em sua formação acadêmica. Os resultados demonstram que os professores de Educação Física das escolas municipais da zona sul do município de Porto Velho possuem conhecimento de primeiros socorros e estão capacitados para agirem em situações mais simples como acidentes de corte e escoriações que são os principais acidentes por eles citados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Profa. DRa. Angeliete Garcez Militão.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3207
Appears in Collections:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_0651710_TCC___MONOGRAFIA - NATALIA DA SILVA FURTADO.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.