Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3214
Título: Áreas de atuação e grau de satisfação profissional na área de educação física: um estudo da realidade do município de Vilhena - RO
Autor(es): Pomin, Charlene Regina
Palavras-chave: Educação física
Atuação
Satisfação profissional
Data do documento: 2018
Citação: POMIN, C. R. Áreas de atuação e grau de satisfação profissional na área de educação física: um estudo da realidade do município de Vilhena - RO. 2018. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: A história da Educação Física confere uma trajetória de transformações nos campos de trabalho que antes capacitava profissionais somente para áreas escolares, com metodologias de interesse dos líderes governamentais. Após conquistas por reivindicações dos próprios profissionais e pesquisadores da área, a Educação Física vem conquistando cada vez mais espaços. No final do século XX, a abrangente preocupação com a promoção da saúde aumentou ainda mais os campos de atuação, o que levou os profissionais a atuarem em outras áreas além das escolares. Diante a tantas transformações, houve preocupação em saber como estes profissionais estão se adequando aos novos campos de atuação, bem como a situação atual de satisfação dos mesmos. A satisfação no trabalho é um conceito recente no campo da pesquisa. Vem despertando interesse, pois o trabalho é uma das atividades humanas que ocupa a maior parte do tempo do indivíduo; e um trabalhador in/satisfeito influencia diretamente no resultado dos seus afazeres. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar quais são os campos de atuação e o grau de satisfação profissional na área de Educação Física entre profissionais do município de Vilhena. Teve característica exploratória e delineamento transversal descritivo, com abordagem quantitativa dos dados. Para coleta de dados foi aplicada Escala de Satisfação no Trabalho (EST) de Siqueira (1995). Foi realizada com amostra de 22 profissionais formados em Educação Física que atuam em diversos campos da Educação Física, e também fora dela. A amostra foi definida por conveniência. Constatou que os principais campos de atuação são: escolas e academias. Sobre a satisfação no trabalho, revelou-se que os profissionais da Educação Física que atuam nas escolas (n=12) estão indiferentes, enquanto aqueles que atuam em academias (n=5) e administração/universidades (n=3) estão satisfeitos. No que diz às dimensões da EST, os profissionais que atuam nas escolas estão satisfeitos com a natureza do trabalho e chefia; insatisfeitos com salário e promoções. Os profissionais atuantes nas academias estão satisfeitos em todas as dimensões. Os profissionais atuantes em setores da administração e em universidades estão satisfeitos com colegas, chefia e natureza do trabalho; insatisfeitos com salário; e indiferentes com promoções. Os resultados mostram que embora os profissionais da educação Física, no geral, estejam satisfeitos com a natureza do trabalho que escolheram, a dimensão salário gera insatisfação para aqueles que atuam nas escolas e em setores administrativos/universidades.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Profa. Dra. Tatiane Gomes Teixeira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3214
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.