Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3216
Título: Percepções de discentes de graduação em educação física sobre a diferenciação da formação e atuação em bacharelado e licenciatura
Autor(es): Bento, Lauro Eugênio
Palavras-chave: Educação física
Atuação
Percepção
Data do documento: 2019
Citação: BENTO, L. E. Percepções de discentes de graduação em educação física sobre a diferenciação da formação e atuação em bacharelado e licenciatura. 2019. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: A Educação Física (EF) é a área de atuação profissional que estuda a prática de atividades físicas as capacidades físicas e a aplicação do movimento humano. Até 2005, a maioria dos cursos de EF habilitava a atuar tanto no campo escolar quanto não-escolar. No entanto, a formação superior de EF atualmente está dividida em dois modelos distintos: Bacharelado e Licenciatura. há impasses que vêm impactando diretamente a EF enquanto profissão no âmbito nacional. Atuação bipartida do profissional em EF, evidencia a atuação de profissionais bacharéis e, por outro lado, os profissionais enquanto licenciados esta separação da formação não encontra consenso entre os profissionais, estudantes e docentes de ensino superior. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo investigar e discutir as percepções de discentes de graduação em EF sobre a diferenciação da formação e atuação em bacharelado e licenciatura. Métodos: A pesquisa classifica-se como observacional, transversal, quanti-qualitativa. Para coleta de dados, foram utilizados questionários próprios, aprovada no CEP/UNIR (parecer nº 2.307.443) e foram utilizados questionários com questões abertas. Participaram do estudo 440 acadêmicos devidamente matriculados em curso de EF de três Instituições de ensino superior da cidade Porto Velho. Foi utilizado a Análise de conteúdo para interpretação dos dados Resultados: Evidenciou-se diversos posicionamentos semelhantes a respeito da divisão do curso, sendo expressado pela maioria dos discentes (49,10%) a favor da unificação dos cursos, sobre as áreas de atuação pretendidas (69,53%) mesmo tendo o entendimento sobre as diferenças entre as áreas atuação, mais da metade (57,26%) dos licenciandos pretendem atuar fora da escola. Considerações finais. Assim, a pesquisa buscou entender acerca da realidade que envolve o profissional em EF contribuindo para preencher lacunas referentes ao conhecimento e às percepções de discentes no que diz respeito à atuação de profissionais de EF, onde um 49 % dos discentes participantes relataram ser a favor de um formação única e 69% sabem diferenciar as modalidades de formação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Prof.ª Dra. Tatiane Gomes Teixeira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3216
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.Lauro_cd.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.