Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3217
Title: Para um estilo de vida ativo na vida adulta e um envelhecimento saudável: o papel da educação física escolar.
Authors: Jacobowski, Laís Teresa Botelho
Keywords: Educação física escolar
Promoção da saúde
Estilo de vida ativo
Envelhecimento
Issue Date: 2019
Citation: JACOBOWSKI, L. T. B. Para um estilo de vida ativo na vida adulta e um envelhecimento saudável: o papel da educação física escolar. 2019. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar qual o papel da disciplina de Educação Física na escola básica quanto ao estilo de vida ativo e o envelhecimento saudável dos futuros adultos egressos de seu meio educacional. O procedimento metodológico adotado foi documental sistematizado e integrativo, com fundamentação teórica advinda dos bancos de dados indexados online através da Plataforma Scholar Google, com priorização das Bases SCIELO, LILACS e Revistas da área da Saúde e Educação, em língua portuguesa e obras físicas disponíveis na biblioteca UNIR e particular das pesquisadoras. Os descritores pesquisados foram: educação física e saúde; saúde na escola; saúde da criança; saúde do adolescente; promoção da saúde na escola; saúde coletiva; estilo de vida; envelhecimento; referenciais curriculares de educação física; diretrizes curriculares de educação física. Os critérios de inclusão adotados cumpriram um fluxograma adaptado de Sakamoto; Porto-Souza e Salles (2018) para revisões sistemáticas: identificação, triagem, elegibilidade e inclusão, de obras entre os anos de 2000 a 2019. Para analisar o material a presente pesquisa se utilizou das etapas de Minayo, (2010): a) leitura compreensiva do material selecionado; b) construção de inferências e; c) reinterpretação. Os resultados encontrados mostraram que, tanto na legislação brasileira magna, nos programas nacionais de educação e saúde e nas diretrizes curriculares da área da Educação Física, a saúde é prioridade nos campos da infância e da adolescência, como direito adquirido, assim como na vida adulta. A responsabilidade no contexto escolar é de promover conhecimento sobre saúde e não de curar. A construção do conhecimento, orientação e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança são as premissas de todos os projetos e programas, da maior à menos esfera. O profissional de Educação Física também é considerado um profissional da saúde e possui ferramentas motivadoras para ensinar sobre saúde através das práticas corporais tematizadas, tarefa prevista também na BNCC. Conclui-se que a Educação Física tem um papel relevante na escola básica quanto ao ensino de bons hábitos para um estilo de vida ativo e consequente longevidade dos egressos. Mesmo disposta para a apreciação da Cultura Corporal de Movimento e baixa indicação para os conteúdos de saúde nos novos currículos, ainda possui ferramentas pedagógicas para ensinar saúde, bons hábitos e reflexões acerca do estilo de vida ativo e envelhecimento saudável na vida adulta pós escola básica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Profa. Me. Simone de Oliveira Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3217
Appears in Collections:DEF.Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.