Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3219
Título: Aptidão física relacionada à saúde de escolares do ensino fundamental do município de Porto Velho/RO
Autor(es): Gonçalves, Rebeca Alves
Palavras-chave: Aptidão física
PROESP
Saúde
Data do documento: 2019
Citação: GONÇALVES, R. A. Aptidão física relacionada à saúde de escolares do ensino fundamental do município de Porto Velho/RO. 2019. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Hoje em dias cresce o numero de crianças com doenças crônicas, não só no mundo como no Brasil. O aumento desse índice possui vários fatores, mas vale destacar o sedentarismo. As crianças estão cada dia mais “presas” a jogos eletrônicos, televisão, aparelhos telefônicos e tablets, do que a esportes, por exemplo. Além disso, estão cada vez mais deixando de lado as brincadeiras de rua e ficando dentro de casa. Preocupada com isso, e em manter as crianças cientes do perigo de ter uma vida sedentária, surgiu esse trabalho. O mesmo tem como objetivo verificar o nível de aptidão física dos alunos de 6º a 9º ano da EEEF 21 de Abril, em Porto Velho, Rondônia. Tem-se como aptidão física, a capacidade que o ser humano possui de realizar as atividades do dia a dia com tranquilidade, se com menor esforço. Para isso foi realizado uma bateria de testes do Manual do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), relacionados a saúde, visto que no manual existem testes tanto para a saúde, quanto para o rendimento esportivo. Os testes realizados foram: Índice de Massa Corporal, Relação Cintura – Estatura, Flexibilidade, Resistência Muscular Localizada e Cardiorrespiratória. Foi feita a tabulação dos dados e verificado o estado do nível de aptidão física desses alunos. Após foram classificados de acordo com as normas do PROESP-BR. A importância do mesmo é sabem em valores concretos este nível de aptidão física relacionada a saúde, dos anos de 6º a 9º ano da escola 21 de Abril, lembrando que dos 291 alunos matriculados nessas séries, apenas 151 realizaram os testes, visto que foi realizado de forma voluntária perante a assinatura nos pai Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Sobre os resultados da pesquisa, observa-se que os alunos estão em grande maioria na Zona de Risco, principalmente nos resultados de IMC, Resistência Muscular Localizada e Cardiorrespiratória. Já os resultados de Flexibilidade e Relação Cintura – Estatura, ficaram bem acima do limiar do PROESP, atingindo a Zona Saudável.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Me. Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3219
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Rebeca_Alves_Goncalves.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.